UpInside Treinamentos

Trabalhando com Data e Hora no MariaDB: Parte 1

Você sabe como trabalhar com datas e horas no banco de dados? Você sabia que existem funções nativas no banco de dados trabalhar com esse tipo de dado que podem facilitar sua vida?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Salve salve galera, Gustavo Web aqui mais uma vez para trazer mais um assunto que acaba sendo um problema para vários desenvolvedores…

Trabalhar com data e hora no banco de dados!

Quantas vezes você já não precisou fazer alguma operação com data e ficou meio perdido em somar ou subtrair dias, meses, anos? Calcular um intervalo entre datas ou horas? Ou ainda calcular se no mês de fevereiro de determinado ano foi bissexto ou não?

Logo quanto comecei a minha carreira na Web, eu desenvolvia aplicações básicas, mas que eu levava centenas de linhas de código a mais, do que hoje posso resolver com apenas uma linha de SQL.

É meu jovem padauan, você não tem noção do tamanho do bloco que eu usava em PHP para saber se tinha ou não o tal do 29 de fevereiro para gerar meus boletos… Quem nunca quebrou a data pelas barras no php, alterou o dia ou o mes e deu um implode novamente, não é da velha guarda.

Bom, para começarmos a por a mão no código primeiro é preciso que você entenda os tipos de campos! No caso temos DATE, TIME, DATETIME, TIMESTAMP e YEAR.

Ahh, vale lembrar que: Por mais que o texto escrito no campo esteja no format correto é obrigatório que o tipo do campo seja um desses mencionados! Ter um campo VARCHAR(255) (que serve para armazenar cadeia de caracter) não funcionará as particularidades que vemos aqui.

Definições de campos:

DATE: Armazena somente a data! E no formato americano, ou seja AAAA-MM-DD aceitando um intervalo de 1000-01-01 (primeiro de janeiro do ano 1000) até 9999-12-31 (31 de dezembro do ano 9999).

TIME: Aceita um intervalo de -838:59:59.999999 até 838:59:59.999999 onde a mascara é HH:MM:SS.ssssss (onde o ‘s’ minúsculo são até 6 casas de microssegundos)!

DATETIME: Aceita o intervalo de data e hora sendo de 1000-01-01 00:00:00.000000 até 9999-12-31 23:59:59:999999.

TIMESTAMP: É o campo que nós mais trabalhamos! Restringe um intervalo de dados mais específicos, possui microssegundos também e no seu formato e possui dois recursos bacana para ajudar a gente no desenvolvimento! (Só para ficar registrado é o DEFAULT CURRENT_TIMESTAMP e o ON UPDATE CURRENT_TIMESTAMP). O intervalo desse campo é 1970-01-01 00:00:01 até 2038-01-19 05:14:07!

YEAR: Quase nunca é utilizado, mas é legal você saber que existe e como funciona! Aqui temos duas opções para trabalhar, tanto com ano com 4 dígitos (2017 por exemplo) ou com 2 dígitos, (17 que será referente a 2017). Quando se trabalha com os 4 dígitos, são aceitos valores de 1901 até 20155 e 0000. No formato de 2 dígitos, os valores aceitos são de 70 até 69 (onde 70 representa 1970 e 69 representa 2069) e o valor 00 refere-se ao ano 2000 (e não 0000 como no caso dos 4 dígitos).

Em quase todos os campos, são aceitos vários formatos para inserção, mas vamos buscar sempre padronizar o tipo de dados que trabalhamos, ok?

Quase que um desencontro de informações!

Na documentação do MariaDB acessando as propriedades do tipo de dado TIMESTAMP, temos a informação de que o maior dado que pode ser incluso é 2038-01-19 05:14:07 conforme pode ser consultado diretamente através desse link! Ao dar uma pesquisada sobre o tal bug 2K38 que cito no vídeo, a informação que se tem é que o limite desse tipo de dado é 2038-01-19 03:14-07, inclusive nesse link você pode encontrar maiores detalhes e a representação gráfica do que ocorre!

Eu de curioso fui testar aqui e o máximo que consegui foi 2038-01-19 01:14:07... Ao tentar adicionar um segundo a mais o valor do campo passa a ser 0000-00-00 00:00:00. Ficou tudo bem confuso né? 2 horas de intervalo entre cada dado, mas a resposta para isso é bem simples! Fuso Horário.

Como disse no vídeo, o timestamp é baseado no UTC, no Brasil temos UTC-2 e por esse motivo, eu não estava conseguindo seguir os dados anteriores! Encontrei a resposta nesse artigo que me parece ser científico da IJEAT (International Journal of Engineering and Advanced Technology) publicado em 2012-10 (para entendedores) que pode ser consultado nesse link.

Não acabamos por aqui, em breve vou estar liberado a segunda aula para trabalharmos com adição e subtração de períodos, reescrita da data e ainda como trabalhar com o BETWEEN! Fique de olho para não perder nada, ok?

Para ficar sempre antenado com as novidades da UP, você pode se cadastrar na nossa lista de e-mail e assim que publicarmos novidades eu te aviso!

Me fala o que você achou desse artigo e da vídeo aula, se ela te ajudou de alguma forma, ou ainda se tem alguma dúvida em relação a esses tipos de dados... Eu pessoalmente vou lhe responder :)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Trabalhando com Data e Hora no MariaDB: Parte 1

Já temos 66 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Pedro Abucarma lazari

Pedro Abucarma lazari

Boa a aula, parabéns, para quem quiser aprender mais rápido, tem bons livros em editoras por ai!
★★★★☆DIA 16.03.17 00h13RESPONDER
Gustavo Web
Enviando Comentário Fechar :/
Carlos Da Paixão Armindo João

Carlos Da Paixão Armindo João

Obrigado pelo conteúdo Gustavo, foi simples e objectivo.
E gerir um banco de dados, sempre foi algo que me incomodou neste ramo.
Só não consegui pegar o PDF do terceiro link do video!

Obrigado
★★★★★DIA 13.03.17 20h58RESPONDER
Gustavo Web
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Que bom que tenha gostado... Segue o link aqui do último arquivo que fiz a citação.

★★★★★DIA 14.03.17 11h31RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Helmes Vieira Santos

Helmes Vieira Santos

Parabéns pela aula Gustavo! Foi direto ao assunto deixando tudo bem claro e explicado. Show de bola!
★★★★★DIA 12.03.17 14h33RESPONDER
Gustavo Web
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Valeu valeu valeu pelo feedback meu caro! Que bom que tenha gostado!

★★★★★DIA 13.03.17 09h37RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Edivaldo de Oliveira

Edivaldo de Oliveira

Excelente a forma com que aborda o conteúdo. Show de bola.
★★★★★DIA 11.03.17 23h44RESPONDER
Gustavo Web
Enviando Comentário Fechar :/
Jeremias Santos

Jeremias Santos

Muito bom só preciso de mais tempo de dedicação, mais vamos que vamos
★★★★★DIA 11.03.17 12h10RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Leonardo Conde

Leonardo Conde

Opa! Gustavo, estou muito feliz por você ter iniciado este projeto e estou no aguardo do curso completo de banco de dados :)
Tenho apenas um conselho para dar para você e o Robson:
Vocês precisam estudar inglês. Saber pronunciar as palavras corretamente é de extrema importância. Palavras como "current", "between" e as vezes até mesmo os nomes dos próprios cursos são constantemente ditas erradas na upinside (como "work series" que o Robson sempre diz "Wórk" sendo que a prônuncia deveria ser "Wôrk").
Essa é uma crítica construtiva, adoro os curso da upinside e acho que essa é uma das poucas coisas que são "um defeito" nos cursos de vocês.
Fora isso, muito bom, como sempre. A upinside não decepciona no quesito conteúdo.
Um forte abraço... E eu te vejo na próxima aula!
★★★★☆DIA 11.03.17 11h17RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos, João Victor Rodrigues Barreto
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

De fato nossa pronuncia é bem errada! Até mesmo no ptbr erramos, mas o objetivo de transmitir o conhecimento e preparar a nossa tribo para o mercado continua sendo o objetivo primário... Que bom que você curte nossos cursos :)


"Tu ta de brinqueixon uiti mi?" - Obrigado pelo feedback :)

★★★★★DIA 11.03.17 13h50RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos, Helmes Vieira Santos
Enviando Comentário Fechar :/
Jorge Shimada

Jorge Shimada

Aproveitando o gancho, já que o assunto está em discussão, gostaria de fazer duas observações que tenho percebido nos cursos em relação ao Português.
O uso dos termos "menas" e perca.
O "menas" não existe, o que existe é o menos, um advérbio, portanto invariável.
O uso do perca é no sentido imperativo negativo, por exemplo: Não perca a esperança. Para uso como substantivo o mais adequado é perda. Por exemplo: Enquanto não estudava na Upinside, tinha muita perda de tempo tentando aprender.

Espero que essa contribução possa melhorar ainda mais qualidade dos cursos da Upinside.
★★★★★DIA 13.03.17 14h23RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Everson Menezes De Aguiar

Everson Menezes De Aguiar

Legal Gustavo!
Tenho duvidas sobre como mudar a hora de sistema do banco de dados. No php sei como setar o timezone, mas como se faz no banco de dados?
★★★★★DIA 11.03.17 09h25RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Opa Everson, por padrão o MariaDB vai utilizar a data e hora do servidor local que está a instância... Se por algum motivo você precisar alterar, basta acessar o arquivo de configuração do seu servidor (no meu caso aqui o my.cnf) e dentro da section [mysqld] adicionar a entrada default_time_zone=Europe/Paris por exemplo!


Assim, na inicialização do seu banco de dados o novo timezone já deverá ser levado em consideração... Há outras formas de se fazer isso, como por exemplo alterar a variável do sistema, mas no caso deve ser executado com um super usuário (root). Dá uma olhada aqui em quais são as possibilidades e veja qual lhe atende melhor. Lembrando que em servidor compartilhado, essa operação pode estar desabilitada, restando tratar isso na aplicação!

★★★★★DIA 11.03.17 11h34RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos, Everson Menezes De Aguiar
Enviando Comentário Fechar :/
Everson Menezes De Aguiar

Everson Menezes De Aguiar

Esse vídeo já ajudou em um projeto! :)
★★★★★DIA 12.03.17 00h33RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Massa demais!

★★★★★DIA 13.03.17 09h39RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jorge Shimada

Jorge Shimada

Fala Gustavo, tudo certo?
muito boa a aula e a produção do vídeo e conteúdo muito relevante. Parabéns.

Só fazendo uma observação o formato yyyy-mm-dd é o adotado Japão e China e não americano. O formato americano é o mm/dd/yyyy. Digo isso no mundo off-line real.

Continue com esse bom trabalho.
abs e aguardo o próximo vídeo
★★★★★DIA 11.03.17 09h16RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

O formato americano de datas que me refiro, ficou como reconhecido por conta da aplicação justamente em softwares! De fato ao escrever uma carta ou um e-mail o formato utilizado é o que você mencionou, mas computacionalmente falando é utilizado nesse padrão para que tenha que ser feito menos cálculos e a o registro é salvo em ordem descrecente as unidades de medida. Você pode encontrar maiores detalhes aqui!

★★★★★DIA 11.03.17 13h45RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Jorge Shimada

Jorge Shimada

Como está descrito, o nome do padrão é o Húngaro ou ISO 8601. Na sequência é descrito que 2 padrões americano recomendaram o uso desse padrão, o yyyy-mm-dd.
Pelo menos não entendi em nenhum momento a definição de padrão americano ao formato yyyy-mm-dd.
★★★★★DIA 13.03.17 14h17RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Thiago Neves

Thiago Neves

Muito bom, parabéns
★★★★★DIA 11.03.17 05h46RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Dimas Querino de vasconcelos filho

Dimas Querino de vasconcelos filho

Obrigado pela aula Gustavo! Mandou muito bem cara...
★★★★★DIA 11.03.17 01h40RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

"Mas a persistência nos leva a perfeição" :) Estou aprendendo ainda, mas jaja eu pego o jeito pra tazer conteúdo novo sempre!

★★★★★DIA 11.03.17 13h30RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Jardel Paes

Jardel Paes

Show Gustavo!

Gustavo Aqui...
Te vejo no próximo post.

Perfeito.
Sucesso e estou aguardando o próximo post!
★★★★★DIA 11.03.17 01h27RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Hahaha todo mundo pegando no meu pé... Mas saibam que é o tio Rob que copia de mim isso :)

★★★★★DIA 11.03.17 13h29RESPONDER
Jardel Paes, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme augusto Teixeira de matos

Guilherme augusto Teixeira de matos

Muito bom! Aguardando a segunda aula então!
Parabéns pelo ótimo post!
★★★★★DIA 11.03.17 01h25RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Nos próximos dias eu devo liberar a segunda parte do conteúdo! Aí vocês terão os conhecimento básicos para trabalhar mais facilmente com data e hora nos bancos.

★★★★★DIA 11.03.17 13h28RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos, Guilherme augusto Teixeira de matos
Enviando Comentário Fechar :/
Cícero Silva

Cícero Silva

Muito bom mesmo, muito obrigado por enriquecer nosso conhecimento gustavo.
★★★★★DIA 11.03.17 00h55RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Leonir Cledione Simon

Leonir Cledione Simon

Parabéns Gustavo, obrigado por compartilhar.
★★★★★DIA 10.03.17 23h16RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Rafael Marques

Rafael Marques

A mão de comprar o curso de DB chega a tremer hahahahahah Parabéns!
★★★★★DIA 10.03.17 23h16RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Hahaha fica tranquilo! A missão aqui é disseminar o conhecimento e ficar afiado para gravar o melhor curso de banco de dados.

★★★★★DIA 11.03.17 13h22RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos, Rafael Marques
Enviando Comentário Fechar :/
Diego Luiz Job Danni

Diego Luiz Job Danni

Legal, meus parabéns por começar estas dicas! Aguardando Club e suas dicas!
★★★★★DIA 10.03.17 22h12RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos, Diego Luiz Job Danni
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

O club está chegando! Logo a gente libera.

★★★★★DIA 11.03.17 13h22RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos, Diego Luiz Job Danni
Enviando Comentário Fechar :/
Adans Silverio Dos Santos

Adans Silverio Dos Santos

Muuuuuuuuito bom, mestre do banco de dados esse grande Gustavo, showww!
★★★★★DIA 10.03.17 21h25RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Tmj \o/

★★★★★DIA 11.03.17 13h21RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Arlei Ribeiro dos santos

Arlei Ribeiro dos santos

Olá Gustavo Web, sem palavras para agradecer e descrever quão Top ficou essa vídeo aula. Muito bem explicado e didático.

Achei muito massa a função para descobrir o dia da semana em que nascemos. Fiz o teste com a data dos meus pais, a minha, de meus irmãos e sobrinhos. E como minha mãe é enciclopédia de datas ambulantes (rsrsrsrs) confirmou todas as data e bateu de acordo com a função. Top né?!

Só uma dica: o link da "IJEAT" está levando para a 404.

No mais ficou Show de bola. Meus profundos e sinceros agradecimentos.
★★★★★DIA 10.03.17 21h00RESPONDER
Gustavo Web
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Mãe sendo mãe né kkkk! A propósito, atualizei o link. Obrigado por reportar :)

★★★★★DIA 11.03.17 13h21RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Josimar Da Silva Monsores

Josimar Da Silva Monsores

Show de bola Gustavo, parabéns!
Up, Up, Up Inside sempre...
update sempre...
sempre aprendendo com vocês.
sucesso!
★★★★★DIA 10.03.17 20h59RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Wooooooow que bom! Muito obrigado pelo feedback. Bora aprender SQL agora :)

★★★★★DIA 11.03.17 11h37RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Mateus Nicolau

Mateus Nicolau

Muito bom! Você vai dar aula de PHP também ?
★★★★★DIA 10.03.17 20h34RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Provavelmente sim! Mas por hora o meu foco é em banco de dados... Mas pode ser que num futuro próximo eu faça algumas aulas com os maiores pedidos da galera :)

★★★★★DIA 11.03.17 11h36RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Rafael Severino De Melo

Rafael Severino De Melo

Show de bola Gustavão, parabéns :)
★★★★★DIA 10.03.17 20h26RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Luiz Bezerra

Luiz Bezerra

Parabéns ótima aula e Sucesso !!!
★★★★★DIA 10.03.17 19h59RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Rafael Soares Costa

Rafael Soares Costa

show de bola....
★★★★★DIA 10.03.17 19h43RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Marcelo Siena

Marcelo Siena

Gustavo Web continue sua jornada na UPINSIDE e obrigado por compartilhar seus conhecimentos comigo e com a comunidade!
★★★★★DIA 10.03.17 19h35RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Estarei sempre por aqui :)

★★★★★DIA 10.03.17 19h38RESPONDER
Marcelo Siena, Rafael Severino De Melo, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Luis Alberto

Luis Alberto

Parabéns pelo post
★★★★★DIA 10.03.17 19h23RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Obrigado pelo feedback!

★★★★★DIA 10.03.17 19h26RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Everton Simoni De Oliveira Simoni De Oliveira

Everton Simoni De Oliveira Simoni De Oliveira

Gustavo, você ja ouviu falar que "a convivência nivela"?
Cara, você pegou todos os jeito de falar do Robson até os tic tic!!! rsrsrsrsrs
Show de bola brother, estou curtindo muito!!! #boraprogramar
★★★★★DIA 10.03.17 19h21RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Hahahahaha todo mundo ta falando isso! Deve ser verdade então :)


Bom, a galera ta acostumada com o padrão do tio Rob, então vamos seguir na mesma linha porque está funcionando!

★★★★★DIA 10.03.17 19h26RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme augusto Teixeira de matos

Guilherme augusto Teixeira de matos

Também notei isso! kkkkk
Padrão UpInside de ser. hehehe
★★★★★DIA 11.03.17 01h24RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Sim, percebi isso também.... Mas é impossível fazer diferente! kkkk

★★★★★DIA 11.03.17 11h35RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Carlos Alberto Camargo Da Silva

Carlos Alberto Camargo Da Silva

Excelente!!
Já vou começar a tirar umas gambiarras com datas no meu sistema.

Between, Datediff entre outros, são algumas coisas que quero aprender a usar também.

Obrigado.
★★★★★DIA 10.03.17 19h18RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Isso aí! No próximo artigo vamos abordar esses recursos :)

★★★★★DIA 10.03.17 19h24RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Marcelo Siena

Marcelo Siena

Parabéns Gustavo web!
★★★★★DIA 10.03.17 19h10RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Tks :)

★★★★★DIA 10.03.17 19h23RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Josy Pinho

Josy Pinho

Muito bom!!! Show!!! muitos detalhes que eu não tinha conhecimento.
★★★★★DIA 10.03.17 19h09RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

A ideia aqui é essa! São funções bem simples, mas que podem um ponto importante para a performance do banco ou ainda para uma escrita mais simples...

★★★★★DIA 10.03.17 19h23RESPONDER
Josimar Da Silva Monsores, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Josimar Da Silva Monsores

Josimar Da Silva Monsores

show de bola isso ai !
★★★★★DIA 10.03.17 21h00RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Mikael Guerreiro

Mikael Guerreiro

Show de bola Guru, curti muito as dicas principalmente o WEEKDATE()!

★★★★★DIA 10.03.17 18h59RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Que bom que tenha gostado! Existem várias funções com recursos pouco explorados... Uma sugestão para essa função é usar no seu sistema na parte de notificação: "Mikael, sua mensalidade vence na próxima segunda-feira, não se esqueça!"

★★★★★DIA 10.03.17 19h08RESPONDER
Mikael Guerreiro, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Mikael Guerreiro

Mikael Guerreiro

Exatamente nisso que eu pensei, da pra usar ate interno no painel, pra algumas notificações, tri massa!
★★★★★DIA 10.03.17 19h12RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Isso aí :) Vale a pena explorar essas funções!

★★★★★DIA 10.03.17 19h19RESPONDER
Josimar Da Silva Monsores, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Mikael Guerreiro

Mikael Guerreiro

Show de bola Guru... Que comece os jogos!
★★★★★DIA 10.03.17 18h51RESPONDER
Gustavo Web, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Let's play a game! \o/

★★★★★DIA 10.03.17 19h19RESPONDER
Mikael Guerreiro, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Alisson Pereira Santana

Alisson Pereira Santana

Show de bola Gustavo, parabéns!
Aguardando ansioso pelo curso de banco de dados.
★★★★★DIA 10.03.17 18h50RESPONDER
Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Logo logo ele sai do forno! Vamos abordar muuuita coisa e ementa dele é bem grande! Estou aquecendo nos posts por hora :)


Mas fica de olho que sempre terá novidades!

★★★★★DIA 10.03.17 19h18RESPONDER
Alisson Pereira Santana, Josimar Da Silva Monsores, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Anderlan Santos De Oliveira

Anderlan Santos De Oliveira

Primeiro a comentar!!!
Ótima aula Sensei Jr.
Parabéns :)
★★★★★DIA 10.03.17 18h31RESPONDER
Gustavo Web, Robson V. Leite, Arlei Ribeiro dos santos, Rafael Marques
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Web

Gustavo Web

Fala meu caroooo! Tmj :)

★★★★★DIA 10.03.17 19h06RESPONDER
Anderlan Santos De Oliveira, Arlei Ribeiro dos santos
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/