Desenvolvimento Web / Otimização de Sites

Alavancando sua audiência em mídias na internet com Search Engine Marketing

SEO é lindo, como otimizamos nosso site com algumas técnicas para ter maior presença e audiência qualificada na internet. Mas você conhece o SEM? Ou Search Engine Marketing? Vou te apresentar esse cara!

Por Robson V. Leite

Publicado por Robson V. Leite
em 05/08/2014 às 22h05

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Saudações @AlunoNome. Neste artigo vou tentar te apresentar um pouco do mercado de marketing digital. Em alguns comparativos entre SEO e Marketing sem SEO, vamos aprender um pouco sobre como as empresas alavancam milhares de clientes em pouco tempo, e com pouco investimento medido ao resultado.

Fazem alguns meses que venho lendo sobre, e esse mês comecei a aplicar um pouco do que venho aprendendo, e é lindo como as taxas de conversão aumentam em disparada engolindo tudo aquilo que sofremos e demoramos meses para fazer apenas com SEO. Sim, esse é o SEM! Mas o que seria isso?

Antes de mais nada saiba que SEO é a base, sem ele não temos nada, ou até temos, mas pega aqueles 20 centavos que você ia gastar com SEM e multiplica por mil. E ai você terá os gastos de aplicar marketing digital sem SEO! E ai que entra o SEM, que sem SEO não existe. Enrolou um pouco né @AlunoNome? Então vou te explicar.

SEM - Search Engine Marketing:

Uma mistura de técnicas de otimização para mecanismos de pesquisa com marketing digital e mídias pagas. Essa técnica permite alavancar leads, trafego, audiência, vendas, e outros com o máximo de eficiência ao menor custo. Tem alta conversão relativa ao objetivo, e sendo bem aplicada pode alavancar seu projeto antes que você diga #BoraProgramar, ou #AgoraVai, ou ainda #Tenho1000Leads. 

Aéh, antes que eu me esqueça... 

LEADS:

Informações coletadas de pessoas com interesses no conteúdo anunciado. Na maioria das vezes gerar Leads significa obter contatos engajados no conteúdo (produto) anunciado. A partir daí temos uma lista de pessoas com alto nível de conversão, e podemos realizar marketing gratuito através de e-mail e outros canais.

Pronto @AlunoNome. Agora temos as definições. Mas como isso funciona? 

O mais legal de tudo, é que nos desenvolvedores já temos em mãos o mais caro de tudo isso, que é o SEO. Empresas que contratam esse serviço gastam muito mais com o desenvolvimento do ambiente do que com as mídias pagas, afinal. SEM nada mais é que o próximo passo do SEO. Para que possamos obter o engajamento necessário com o público alvo precisamos de ferramentas. E essa agente desenvolve, e isso nos torna os mais favoráveis a aplicar SEM do mercado. E porque não vender esse serviço?

A aplicação de Mídias Pagas hoje se centraliza em dois canais. Facebook ADS e Google AdWords. Com uma boa aplicação e o monitoramento correto você será capas de converter cliques por menos de 2 centavos, ou ainda converter vendas por menos de 20 ou 25 centavos. E isso atingindo milhares ou milhões de pessoas em muito pouco tempo, ou ainda em uma campanha mais orgânica, chegando a tela de mais de 60% de sua cidade ou região em muito pouco tempo.

Como Funciona?

Você já deve ter percebido que se você pesquisa por um produto na internet magicamente em alguns minutos depois pipocam anúncios destes produtos no Google e no Facebook. Percebeu? Isso são mídias pagas, onde você paga por cliques, visualizações, conversões, curtidas ou outras ações que são selecionadas quando você cria sua campanha.

E porque o SEO é importante? Veja que quando criamos nossa campanha temos que ter conversão, e isso acontece no momento que você tem ferramentas para realizar o engajamento com sua audiência, ou público alvo. O SEO vai alavancar isso, quando mais você é visto, mais pontos você soma. Se você realiza boas campanhas pagas e tem um bom SEO aplicado ao site, o bolo aumenta, é como colocar um vidro de fermento em um bolinho primavera. É quando somamos essas características que temos SEM.

SEO sozinho é bom e necessário, SEM não existe sem SEO, e o mercado de marketing digital sem essa técnica costuma ser bem mais caro. O mais interessante, e que SEM provou por A mais B que é mais eficiente que Marketing Digital puro. Pois além de ser 1000 vezes mais barato aplicar SEM. Quando você converte tendo SEO o resultado é mantido. E a cada campanha você amplia mais e mais seu campo de alcance.

Seu SEO está pronto @AlunoNome?

Não né? Eu sei, a gente nunca termina ele. Mas se você considerar que já tem uma base interessante, e possui um canal onde vai coletar os leads. Essa pode ser a hora de começar a testar SEM.

Caso tenha interesse neste assunto. Deixe seu comentário. Tem muita coisa bacana que podemos ver sobre isso. Inclusive a UPINSIDE participa de um programa de parceria com o Google, e nesse programa você, aluno pode ganhar R$ 150,00 para iniciar suas estratégias de SEM. Bacana não?

Bom, espero que tenha gostado do artigo, lembre-se de compartilhar nos links abaixo, um forte abraço e #BoraProgramar!.

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