Programação / PHP

Aprenda a gerar QRCode na sua aplicação utilizando uma biblioteca externa

Com apenas uma linha, gere o quadro de QRCode e tenha a opção de salvar a imagem com o código na sua pasta de mídias

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 14/09/2018 às 10h00

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR

Aula exclusiva UpInside Play

Acessar aula no Play

Compartilhe:

Salve salve moqueridos, Gustavo Web aqui!

Bora ver como gerar QRCode na aplicação? O processo é bastante simples e te garanto que com 2 linhas você insere a lib na sua aplicação e ainda gera uma imagem com o seu código.

Recomendações

Como você está trabalhando com uma funcionalidade que vai precisar ser scaneada pelo celular de outra pessoa, você não tem como saber a qualidade da câmera que ela têm. Portanto, opte sempre por trabalhar com o maior tamanho da imagem para que seja mais fácil os dispositivos fazer a leitura.

Você vai ver na aula também que é possível dar uma saída direta para o quadro, mas o ideal é que você salve isso dentro do diretório da sua aplicação para que possa ser enviado por e-mail ou ainda anexado a um arquivo.

Para fazer a leitura, eu utilizei o aplicativo QRbot para iPhone! Mas tem diversas opções de mercado que você pode testar as funcionalidades.

Explore as possibilidades para enviar SMS, fazer uma ligação, enviar um e-mail... O link é o mais básico de todos.

Biblioteca

Durante a nossa aula, vamos trabalhar com a PHP QR Code que pode ser acessado através desse link! É claro, você tem outras dezenas de opções... No GitHub por exemplo você encontra várias alternativas que resolvem esse problema tão bem quanto essa lib que vamos trabalhar.

É bem tranquilo de se criar o quadro, basta dar um require da lib que consiste em apenas um arquivo (e esse arquivo inclui os demais necessários), e depois você pode fazer o uso da classe com método estático.

Saca só como fica fácil:

QRcode::png('conteúdo', 'arquivo');

E pronto! Está gerado o arquivo no diretório :)

Material de Apoio

Também não precisamos de material de apoio aqui! Criamos um arquivo muito simples e não é necessário nenhuma estrutura inicial. É só incluir a lib e sair utilizando.

Feedback

Me conta aqui abaixo se você conseguiu reproduzir o exemplo e se você já usa esse recurso dentro de algum sistema seu ou de cliente que você atenda... Como nunca trabalhamos com isso dentro do nosso ambiente de alunos, ia ser legal saber como funciona a usabilidade do público com esse recurso.

Compartilhe:

Em Programação:

Deixe seu comentário: