Marketing e Conteúdo / Produção de conteúdo

Aprenda a gravar depoimentos impactantes e impulsione o marketing da sua agência

Tenha acesso a estrutura de criação, produção e publicação de um depoimento completo de um membro da UpInside desde o objetivo, questionário e pré-produção

Por Kaue Francisquini

Publicado por Kaue Francisquini
em 01/11/2018 às 16h50

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Fala videomakers! Que tal ter acesso a um depoimento de um membro da UpInside e de quebra ainda aprender sobre como esse depoimento foi criado?

É muito comum nas novas estratégias de marketing digital a utilização de depoimentos para impactar e conectar produtos/serviços com os clientes...

...De tal forma que é essencial aprender todo o processo dessa estratégia para poder implementar em seu negócio de forma acertiva! 

E para você não ficar de fora ou atrasado com essa estratégia nós vamos te mostrar um depoimento escrito por um integrante do time da UpInside e  ainda vamos quebrar esse depoimento em partes para você entender toda a estratégia que possui por trás das câmeras. 

História

A história simboliza toda a emoção, transformação, conexão e viralização de um depoimento no cenário digital mas também a má estrutura desse vídeo poderá condenar toda a magia da história para sempre.

O primeiro ponto para começar a trabalhar em uma ideia de depoimento é entender para quem ele será apresentado, conhecer o público alvo é fundamental para estruturar todo o questionário, pontos emocionais da aula e até mesmo a montagem do cenário.

Existem 3 perguntas que são básicas na construção de qualquer depoimento e que são elas: 

  1. Para quem é o vídeo?
  2. O que você quer transmitir com isso?
  3. Qual seu objetivo comercial? 

Essas perguntas são o guia para toda a criação do seu depoimento, é necessário estar atento a essas respostas para atingir o objetivo geral do seu vídeo. 

Quando se trata da escrita da história é necessário que você envie para seu cliente um questionário de perguntas para que ele responda. Esse questionário deverá estar alinhado as 3 perguntas acima e também deverá conectar todas as perguntas iniciais até as finais para que tenha uma sequência de fatos até o fechamento da história...

...No exemplo da aula você poderá conferir na integra a jornada de um dos membros da UpInside, desde quando conheceu a empresa até onde está posicionado hoje! 

Outro ponto fundamental na sequência de fatos de uma narrativa é a estrutura emocional da história, conseguir ambientar o espectador de onde seu personagem está, quais os picos baixos e altos emocionais ele sente faz com que transpareça a emoção para quem está assistindo. 

Ao juntar todos esse itens você possui a estrutura básica de um depoimento e poderá partir para a produção! 

Produção

Em qualquer produção existe um checklist para preencher antes de começar a gravar, nessa aula foram separados alguns itens para uma produção simples, são eles:

  1. Pré-produção
  2. Roteiro de gravação
  3. Montagem da História
  4. Correção de cor
  5. Últimos detalhes

Na pré-produção é montado todo o questionário de acordo com as respostas das perguntas, nesse item também é escolhida a trilha sonora do depoimento, escolha do cenário e quais equipamentos serão necessários para realizar a produção.

Um dos itens mais importantes da pré-produção é a escolha da música, isso por que ela deverá ser conectada com a história de tal forma que se tornem 1 só. Essa conexão é gerada através da combinação dos picos emocionais que a música e a história possuem. 

O roteiro de gravação vai definir a logística da gravação, combinando entre produtor, cliente e cenário. 

A gravação será o momento específico onde você aplicará toda a ideia, estratégia e produção do depoimento. É nessa hora que você começará a montar todas as peças do quebra cabeça e conduzirá o questionário de perguntas para o entrevistado. 

Com todas as cenas gravadas e depoimento capturado é hora de partir para os softwares de edição, nesse momento você montará todas as peças do quebra cabeça para dar sentido ao seu depoimento. Começará a conectar o depoimento com a música, coloração, cenas extras e objetivo do vídeo.

Quando tudo estiver pronto é fundamental que revise todo o projeto e tenha a percepção se ele está realmente de acordo com o seu objetivo. Veja também se ele está passando a mensagem de forma clara e objetiva. 

Uma dica importante aqui é: mostre esse depoimento tanto para quem é um público alvo quanto para quem não é. Analise e fique de olho para ver a reação dessa pessoa ao assistir o depoimento, pergunte sobre o que mais lhe chamou a atenção enquanto assistia. 

Como último item mas não menos importante nós temos a publicação desse depoimento e você poderá optar por algumas plataformas, são elas:

No youtube nós temos a vantagem de ser gratuita e de ter o poder de viralização e compartilhamento, afinal, lá seus clientes também estão procurando pelo seu produto/serviço. 

No Vimeo nós partimos para uma estratégia que requer a privatização do vídeo, dependendo da sua estratégia você terá que ter esse vídeo privado para que somente algumas pessoas possam acessar, dessa forma o Vimeo resolve seu problema!

Em sites e lading pages você poderá utilizar o depoimento como captura de e-mails, venda de cursos, branding e diversas outras formas para conversão, tudo dependerá da sua estratégia de marketing. 

Material de Apoio

No link abaixo você poderá realizar o donwload do material de apoio onde estão as mesmas perguntas que utilizei na gravação da aula. ;) 

Link para acessar ao material de apoio

Feedback

Caso tenha qualquer dúvida sobre a produção de um depoimento é só falar aqui abaixo nos comentários que estarei disponível para responder e te ajudar a produzir os melhores depoimentos para sua agência! 

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