Desenvolvimento Web / Desenvolvimento Mobile

Atualização de versão do Ambiente de desenvolvimento e aplicativo híbrido utilizando o Ionic

O processo de atualização da versão 3.3 para a versão 3.4 foi feita de maneira muito rápida e sem nenhuma complicação. Inclusive a atualização é opcional e você tem um comando shortcut para fazer o downgrade de versão caso seja necessário.

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 20/06/2017 às 08h00

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Salve salve galera, Gustavo Web aqui mais uma vez e hoje o assunto é sobre atualizações do nosso ambiente de desenvolvimento de app híbrido!

Fui subir o meu ambiente aqui para continuar explorando o Ionic, e logo que executei o ionic serve (comando utilizado para subir o serviço do Ionic para rodar diretamente dentro do browser) ele me deu um alerta dizendo que uma nova versão do Ionic estava disponível para download.

Já que esse app que estou fazendo é somente de teste, não está publicado e de fato é para aprender com ele eu mandei ele fazer a atualização… Basta informar um "Y" de yes para fazer a atualização da ferramenta do seu projeto!

Lembre-se que: Você está atualizando este projeto ($this hehehe)... Se você tiver dois projetos na sua máquina, será necessário que você atualize cada projeto separadamente.

Enquanto o processo atualizava o meu projeto eu fui dar uma olhada no site oficial para ver o que encontrava sobre essa nova versão, os bugs que haviam sido corrigidos, funcionalidades novas que foram adicionadas… Para encontrar isso, logo na home abaixo do botão Get Started tem o número da versão mais estável até o momento e os release notes, saca só!

Depois de finalizado o processo, rodei o ionic serve novamente e adivinha? Mais update! Teve atualização ainda do Cordova e também do AngularJS. O processo também é simples, mas são 3 ferramentas atualizadas ao mesmo tempo, acredito que seja para que uma seja compatível com a outra…

Fiquei com um pouco de receio mas se analisar bem até faz sentido… Pense que a camada mais baixa dessa arquitetura é o AngularJS (afinal é um framework do Google, e o Google não vai pedir permissão para o Ionic se pode lançar uma nova versão ou não...) Acima disso temos o Framework do Ionic em si, e já que o AngularJS é uma peça fundamental, nada mais justo que ele também ter um update para ficar integrado legal.

Depois de tudo atualizado qual o primeiro teste? Fui direto para o navegador ver se estava tudo de pé o projeto… E tudo funcionou 100%! Testei aquelas integrações que já estavam prontas como leitor de código de barras, câmera, leitor biométrico e tudo estava em perfeito funcionamento.

Para testar dentro do celular, eu rodei um ionic upload para enviar os dados para os servidores do Ionic e rodar através do viewer dentro do meu celular e também estava tudo funcionando legal.

Embora me pareça um update não muito significativo, a experiência foi boa… Sem problemas ou complicações e a retrocompatibilidade até aqui está show.

Portanto, nossos próximos artigos relacionados ao Ionic estarão sendo trabalhados com a versão 3.4 da ferramenta :)

Se tiver alguma dúvida ou queira que eu aborde um outro tópico no próximo post, é só me avisar aqui abaixo na área de comentários.

Eu te deixo um forte abraço, e eu te vejo no próximo post.

Compartilhe:

Em Desenvolvimento Web:

Deixe seu comentário: