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Como encontrar o cliente ideal antes mesmo de ter o produto | mentor #11

Descubra como encontrar seu cliente ideal, definir seu avatar e assim entender os desejos e necessidades da sua audiência para criar um produto que as pessoas querem comprar ao invés de criar um produto e ter a esperança que vai vender!

Por Robson V. Leite

Publicado por Robson V. Leite
em 23/01/2018 às 08h00

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Saudações, estamos iniciando mais um #MentorLabs, e continuamos falando sobre os processos que você precisa aplicar antes mesmo de ter o produto e antes mesmo de ter uma audiência.

Aliás, esse é o primeiro passo para construir sua audiência e encontrar seu cliente ideal!

Falamos do avatar:

E caso você ainda não esteja familiarizado com esse termo, avatar é basicamente um nome dado a uma técnica onde temos processos que são aplicados para definir a persona do seu produto. Trazer seu cliente ideal para o mundo tangível e assim…

...ajustar sua oferta, produto e diálogo em todas as etapas da sua estratégia.

E neste vídeo vamos falar sobre 4 maneiras de definir seu cliente ideal antes de ter o produto, para assim ter uma visão milimétrica do que você deve colocar no produto para garantir que as pessoas vão querer comprar de você! Faz sentido?

4 maneiras de definir seu avatar:

E as 4 maneiras de definir seu avatar são basicamente:

Ok, ok. Duas dessas maneiras não são aplicáveis se você já tiver o produto, mas você deve conhecê-las para melhorar sua oferta e otimizar seu produto para cada vez mais entregar mais valor, gerar mais trasformação e consequentemente vender e faturar mais.

Os dados demográficos:

Mas antes de entrar na linha de pesquisa precisamos entender os dados demográficos, e isso vai servir para você usar ferramentas para pesquisar, redirecionar seu tráfego, e principalmente para definir o diálogo da sua oferta como um todo…

...trocando em miúdos, se seu cliente ideal é do gênero feminino você pode preferir algo do tipo HEY AMIGA, OLHA ISSO AQUI. Se forem jovens nerds como eu (:P) poderia ser um FALA PADAWAN, OLHA ISSO AQUI! Logo, saber com quem você está falando é muito importante.

Os dados são:

E pronto, você terá um alguém que com base em seus dados pode querer algo para resolver alguma coisa. Ok, isso não é nada especifico, mas já é um começo e é a base para definir qualquer avatar usando qualquer uma das 4 maneiras de encontrar seu cliente ideal ;)

Pesquisa com novos clientes:

Vamos começar falando da pesquisa com novos clientes, que é a maneira mais quente de encontrar seu cliente ideal. Isso pois eles acabaram de comprar de você e tem ainda no radar seus motivos bem claros.

Essa pesquisa está diretamente ligada com melhorar sua oferta, seus anúncios e campanhas. E algumas das perguntas são:

Pesquisa com clientes antigos:

Já a pesquisa com clientes antigos serve para você melhorar o produto uma vez que seu público teve acesso ao que você entrega e sua experiência é a fonte para os melhores insights e sacadas que você pode ter. Algumas das perguntas são:

Mas ainda não tenho clientes, e agora?

Ok, tudo certo, mas eu comecei esse #MentorLabs falando de encontrar o cliente ideal antes de ter o produto certo? Certo! E agora que você já conhece as duas maneiras mais quentes de definir seu avatar, vamos a maneira mais lógica.

Você é o cliente ideal:

Pense que hoje você está com planos de criar seu infoproduto, ele é um produto que agrega um conhecimento que você adquiriu ao longo dos últimos anos. Acompanhando? Então sabendo disso você só precisa visitar seu passado e relembrar de todos os problemas que enfrentou nessa jornada e porque os enfrentou…

...fazendo isso você terá acesso as dores, objeções, problemas que podem ser evitados, passos e habilidades que devem ser adquiridas. Tudo está aí, pois você já viveu tudo isso!

Ferramentas:

E por fim temos as ferramentas, que é uma das maneiras também, mas não será muito útil se você não conhecer seu cliente ideal, uma vez que você precisa pelo menos dos dados demográficos corretos do avatar…

...e com isso podemos usar o Facebook Audience Insights para determinar preferências do avatar e o Google Keyword Planner para entender o que eles buscam.

O suprasumo da quinta essência:

Para finalizar vamos a dica de ouro deste labs, a cereja do bolo, o suprasumo da quinta essência. Já sacou? Não? Então olha só!

Comece com seu cliente ideal, construa sua audiência gerando conteúdo, faça pesquisa com eles para descobrir o que eles querem, quais são as dores e os desejos. Agora crie seu produto e para cada nova venda faça uma pesquisa com os novos clientes, e depois de algum tempo pesquisa com os mesmos clientes que agora são clientes mais antigos.

Somar todas as técnicas vai te dar um processo de crescimento, otimização e geração de valor contínuo, e isso vai garantir o sucesso do seu negócio de infoprodutos ;)

Espero ter te ajudado a encontrar seu cliente ideal. Deixo aquele forte abraço e eu te vejo... Na próxima aula ;)

Ao Seu Sucesso,
Robson!

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