Marketing e Conteúdo / Produção de conteúdo

Confira na íntegra o depoimento da Gah e todo processo de gravação e edição

Assista o que aconteceu na gravação, o vídeo produzido e uma análise detalhada do depoimento que fizemos da Gah, integrante oficial do time da UpInside

Por Kaue Francisquini

Publicado por Kaue Francisquini
em 08/11/2018 às 22h06

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR

Aula exclusiva UpInside Play

Acessar aula no Play

Compartilhe:

Fala videomakers? Como prometido nós produzimos o depoimento da Gah e nessas aulas vocês poderão conferir na prática todo o processo de gravação e uma análise detalhada da produção...

...Além é claro que vocês terão acesso ao depoimento finalizado e pronto para publicação! 

Antes de começarmos esse artigo gostaria de reforçar uma frase: Nenhum plano resiste ao campo de batalha. Essa frase é muito válida para produção de qualquer vídeo pois tudo pode acontecer em um set de gravação! 

A gravação

Esse momento talvez seja um dos mais intimidadores e prazerosos em todo o processo de produção de um depoimento. É aqui que você coloca em prática seu roteiro! 

Antes de começar a realizar a gravação é necessário que você verifique se tudo o que planejou na pré-produção está pronto, não se esqueça dos principais: perguntas, cenário, iluminação, áudio e enquadramento.

No enquadramento pesquise e estude a regra dos 3 terços, essa regra é básica para qualquer produção e vai te auxiliar muito em suas gravações. Basicamente ela é dividida em 3 pontos onde poderá enquadrar o rosto, com os olhos acima da primeira linha horizontal, exemplo: 

Confira na integra o depoimento da Gah e todo processo de gravação e edição

Nesta aula para trazer mais próximo a realidade de quem está começando eu optei por utilizar um celular em todas as cenas da gravação.

Caso sua gravação também seja realizada através de um celular assim como eu nessa aula tome alguns cuidados:

  1. Utilize ambientes fechados longe de qualquer ruído externo
  2. Grave em cenários com iluminação controlada, fundo sem movimento e sempre toque na tela especificando onde está o rosto da pessoa para que o celular entenda que é ali que deve focar
  3. Monte o celular em um tripé ou alguma base fixa e sólida

O ponto fundamental e quase que obrigatório no set de gravação é a CONEXÃO com a pessoa que está sendo entrevistada, dessa forma ela consegue ter liberdade e tranquilidade de responder as perguntas e esquecer de que está sendo gravada.

Enquanto estiver realizando as perguntas é necessário que você esteja sentindo e demonstrando as mesmas emoções do entrevistado para que ele veja em você o próprio reflexo e acabe se emocionando mais ainda. 

Para extrair mais emoção em sua gravação esteja sempre atento aos pontos da história que mais o emocionam e utilize isso para reforçar perguntas, dessa forma o poder da emoção da história somado ao poder da pergunta geram uma resposta sincera e muito poderosa!

Caso os seus conhecimentos em gravação sejam maiores, você também poderá realizar a gravação de b-rolls (cenas extras) para que na hora da edição fique mais fácil de esconder cortes da sua história e tenha uma sequência de imagens retratando de forma lúdica os acontecimentos.

A edição

A edição de cada projeto é única e provavelmente mesmo que você tenha o mesmo fluxo de trabalho ela nunca será igual ao próximo projeto. 

Neste projeto em específico eu separei o fluxo de trabalho em 4 etapas:

Escolha da música

A escolha da música talvez seja o momento em que você mais vai gastar tempo em pesquisas, é fundamental que a sua escolha conecte com a pessoa que gravou. 

Não fique com medo se demorou 1 dia, 3 dias ou até mesmo 1 hora para achar a música, esse processo é muito relativo e demanda muita sensibilidade.

Dica: Quando encontrar uma música que você acredita que seja boa coloque ela bem baixinho para tocar e ao mesmo tempo coloque o seu depoimento também, dessa forma conseguirá ter uma noção do que vai acontecer caso utilize. 

Outro ponto importante aqui é que a escolha da música foi realizada somente quando a história já estava montada, ou seja, cortei todas as partes do vídeo deixando somente as respostas da Gah.

Montagem da História

O ponto de partida é ter a sua história já montada, mesmo que ela exceda o tempo da música. 

Sempre tenha com você o objetivo do vídeo e retire tudo que não for modificar o racíocinio da sua história, isso acontece pois geralmente o tempo do seu vídeo será maior que o tempo da sua música, portanto você precisa igualar os dois. 

Caso o vídeo seja maior: Corte partes desnecessárias (se não houver mais partes procure outra música)

Caso a música seja maior: Tente preencher as lacunas com b-rolls (se não houver procure outra música) 

O processo de montagem da história é como um processo de lapidação, com muita calma e paciência você vai conectando os pontos emocionais da sua história com a música.

Sempre procure finalizar seu vídeo com uma mensagem inspiradora ou impactadora (dependendo do seu objetivo), no nosso caso ao final do vídeo a Gah chora finalizando sua história e deixa uma mensagem para quem está passando pelos problemas que ela passou no começo da história.

Áudio

A sua música deve sempre estar mais baixa do que a voz enquanto a pessoa está falando, porém a música poderá aumentar para dramatizar a cena quando não houver vozes.

Você nunca poderá cobrir a voz do depoimento com a música. Portanto abaixe os dB da música e aumente os da voz!

Colorização

Mesmo em um vídeo com uma gravação simples como esse que eu fiz, você poderá editar a cor dele para quebrar o padrão da câmera do seu celular. 

No nosso caso eu utilizei uma coloração puxando para a temperatura mais azulada pois estava frio no momento e ao mesmo tempo puxei a tonalidade para o rosa pois gosto dessa combinação e combinou com o vídeo e a personalidade da Gah.

De forma simples e sem exagero sugiro que você ajuste a exposição, saturação, contrastes, sombras, brancos e pretos para melhorar o aspecto do seu depoimento.

Feedback

Caso tenha qualquer dúvida sobre a produção de um depoimento é só falar aqui abaixo nos comentários que estarei disponível para responder e te ajudar a produzir os melhores depoimentos para sua agência!

Compartilhe:

Em Marketing e Conteúdo:

Deixe seu comentário: