Programação / PHP

Conheça alguns comparativos entre PHP e ASP, os dois gigantes da programação.

Ainda pinta uma indecisão na hora de iniciar seus estudos e escolher a linguagem base que vai gerenciar seus sistemas? Levantei alguns pontos técnicos para comparar PHP e ASP e mostrar porque devemos amar o PHP!

Por Robson V. Leite

Publicado por Robson V. Leite
em 29/07/2014 às 14h08

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Saudações meus queridos, levantei alguns pontos importantes na hora de escolher uma linguagem de programação. Mas antes é importante que você saiba (E já deve saber :P) que eu sou apaixonado por PHP, então qualquer puxa-saquismo neste artigo será pura imaginação sua :)

Vamos começar por uma pequena definição do que são esses dois gigantes da programação, da onde vem e o que fazem. Começamos então pelo meu querido PHP. (É claro)

PHP: Hypertext Preprocessor:

PHP um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.

Ganhou espaço no mercado por ter uma de aprendizagem fácil, e de uma grande comunidade de desenvolvedores. É gratuito, e está instalado na grande maioria dos servidores de hospedagem, tanto em Linux quanto em Windows.

Alguns sites e sistemas desenvolvidos com PHP são: Wordpress, Joomla, Drupal, Facebook e a UPINSIDE é claro.

ASP: Active Server Pages:

O Active Server Pages, também conhecido como ASP Clássico hoje em dia, é uma estrutura de bibliotecas básicas (e não uma linguagem) para processamento de linguagens de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web.

O ASP é a linguagem oficial da Microsoft (já começou errado) para o mercado web. Tendo seu sucessor o ASP.NET onde se tornou popular por ter o apoio em qualquer ambiente NET. Esta linguagem é nativa de servidores Windows (Continua errando) mas existem aplicações para rodar em Linux também. Contudo as melhores são pagas, e não são baratas.

Alguns sites e sistemas desenvolvidos com ASP são: MySpace, MSN e alguns outros produtos da Microsoft. (Claro que tem mais, mas eu não conheço)

Talvez a própria definição das linguagens já seja suficiente para você decidir em qual deve se especializar, mas se ainda não for. Vamos a mais alguns pontos:

Configurações e custos de utilização:

PHP: Totalmente gratuito, roda em Linux e pode ser usado em Mac, Windows, TV, Fogão, Micro ondas, Bicicleta e Adaptadores de tomadas dos anos 90.

Tem apoio de várias IDES e softwares de programação. Além de poder ser desenvolvido em um simples bloco de notas, até com uma caneta sem tinta e um guardanapo você escreve PHP.

ASP: Requer Windows que não é barato, pode ser rodado em outras plataformas a partir de plug-in, mas para o desenvolvimento profissional vai depender das licenças de softwares.

Existem IDE’s gratuitas, mas para um desenvolvimento com boa produtividade você vai precisar do Visual Studio, e ai você marcha com mais alguns trocados.

Quer mais? Vamos lá então.

Curva de Aprendizagem:

O PHP possui muitos CMS’s livres, logo você pode aprender algumas linhas e já estará desenvolvendo com Worpress, Joomla e outros. A programação é lógica e simula um ambiente real, fácil de ler e entender. (Lindo isso)

Já o ASP é geralmente escrito em C # que é construído em C que por sua vez tem uma sintaxe complicada de ler, difícil compreensão até mesmo para programadores avançados. É difícil encontrar alguma distribuição gratuita já que é uma ferramenta de alto custo. É da Microsoft. (Eu não canso de dizer isso, mas que coisa)

Não ainda? Mas que difícil de te convencer em?

Comunidades e Desenvolvedores:

O PHP é gratuito e está entre as linguagens de programação e desenvolvimento mais populares do mundo, sua comunidade é aberta e possui muitos desenvolvedores de código aberto, padronizadores e propagadores de conhecimento.

Já o ASP é um produto de propriedade da Microsoft (Mas de novo?). Você até encontra comunidades e entusiastas propagando a linguagem, mas está longe de chegar a uma comunidade como a do PHP.

O PHP hoje ocupa a sétima posição como linguagem mais popular, isso concorrendo com todas as linguagens, como JAVA por exemplo, que ocupa 99% dos desktops no mundo todo. Já não se encontra ASP propriamente dito na lista dos mais populares que conta até a 50º posição.

Ainda não? Então agora vai!

Aqui na UPINSIDE você tem os 2 melhores cursos de programação com PHP, são eles o Curso Pro PHP - Gerenciando dados e o Curso Work Series - PHP Orientado a Objetos. Na maioria das escolas de desenvolvimento Web tanto EAD quanto presencial você encontra cursos de PHP. Já de ASP, é muito mais difícil encontrar.

Decidiu por ASP né? Claro, como poderia ser diferente. #DaíSim! 

É isso ai meus queridos, aquele forte abraço, não deixem de compartilhar esse artigo nos links sociais abaixo, e #BoraProgramar.

Á, deixe seu comentário sobre esse artigo. E se quiser, uma sugestão para o próximo. Aquele forte abraço.

Compartilhe:

Em Programação:

Deixe seu comentário: