Marketing e Conteúdo / Google AdWords

Entenda como funciona o CPC, CTR e ROI no Google AdWords

Entenda como funciona o CPC, CTR e ROI no Google AdWords e tenha as métricas essenciais em suas campanhas.

Por Kaue Francisquini

Publicado por Kaue Francisquini
em 21/06/2017 às 09h50

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Falaaaaa Galera, tudo certo? Bora ler então 🤓

No artigo de hoje vou explicar como funciona o CPC, CTR e ROI no Google AdWords.

Muitas pessoas conhecem sobre esse assunto porém poucas realmente utilizam, fazendo com que não saibam quanto teve de retorno ou então em que está pagando caro em suas campanhas.

Portanto se tornando fundamental você utilizar em sua empresa! 

Você utiliza isso???

Caso não utilize fique sabendo que estará deixando muito dinheiro na mesa ou deixando de ganhar mais! :(

É claro que existem outros tipos de siglas que são utilizadas, porém explicarei essas 3 por serem mais comuns e consequentemente mais utilizadas, portanto vamos lá…

A primeira é mais clássica e quiçá a mais utilizada:

O CPC - Custo por Clique

O custo por clique talvez seja o mais comum de acrônimo conhecido e significa o custo que você paga por clique em seu anúncio.

Esse valor poderá ser setado por você quando criar sua campanha!

No AdWords você poderá definir um valor máximo para esse CPC, você somente vai pagar a partir do valor 0 ao valor máximo definido, por exemplo 3 reais por clique…

…Portanto poderá pagar 2,53 por um clique pois está antes do limite definido :)

Esse valor pago menor do que o CPC definido chama-se CPC Real, ou seja, o valor que você realmente pagou naquele momento pelo clique, isso por que o valor máximo pago no leilão do Google é o mínimo necessário pra manter sua posição do anúncio e os formatos exibidos com ele.

*DICA: Se o seu custo por clique médio for de 1,80 coloque o valor máximo para cerca de 3,00. Dessa forma seu anúncio será jogado para as primeiras posições por pagar mais :). E é muito provável que ainda continue pagando os 1,80.

Vamos então para o segundo…

O CTR - Taxa de Cliques

Basicamente segundo o Google, o CTR é "a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele”.

Vamos entender como funciona isso…

Você receberá em seus anúncios uma certa quantia de cliques e esse valor será divido pelo número de vezes que ele foi exibido, ou seja…

…(Quantidade de cliques ÷  impressões) * 100  = Taxa de Cliques (CTR)

Exemplo: 50 cliques para 3.000 impressões

(50/3.000) * 100 =

0,01666*100 =

1,66% de CTR!

Importante você saber que o CTR influencia diretamente no índice de qualidade dos seus anúncios, mas por quê?

Isso ocorre por que se o seu anúncio tem um CTR alto, significa que ele é mais relevante para o público que está anunciando, e claro, afetando todos os custos e posições do anúncio.

ROI - Retorno do investimento

Essa sigla é utilizada quase em todos os negócios, desde TI até contabilidade mesmo que inconscientemente.

O ROI é um indicador para mostrar qual seu lucro obtido com seus anúncios em relação ao investimento inicial realizado.

Isso é fundamental para qualquer negócio, você vai saber se obteve lucro ou não e qual é o valor, ou seja, se está compensando seguir a estratégia.

Sua conta é bem simples:

(retorno do investimento - custo do investimento / custo do investimento) *100.

Exemplo (dados):

Custo de produção: 50,00

Investimento no AdWords: 300,00

Valor de venda: 150,00

Quantidade vendida: 5

  1. Deverá multiplicar por 5 o custo de produção para encontrar o quanto gastou para produzir as 5 unidades = 250,00
  2. Deverá multiplicar por 5 o valor de vendas para encontrar quanto você recebeu pelas vendas = 750,00.
  3. Deverá somar o custo de produção total ao investimento no AdWords para encontrar o custo total do investimento feito = 250 (custo total de produção) + 300 (AdWords) = 550,00

Com os dados acima bastará você colocá-los na fórmula como no exemplo abaixo para descobrir o ROI.

Feito isso então teremos os seguintes dados:

Custo de Produção: 250,00

Investimento no AdWords: 300,00

Valor de vendas: 750,00

750,00 - (250,00 + 300,00) / 250,00 + 300,00 =

750,00 - 550,00 / 550,00 =

200,00 / 550,00 =

0,363636

Esse valor deverá ser multiplicado por 100 para encontrar a porcentagem.

0,363636 * 100 = 36,36% Retornado.

Ou seja, você teve um ganho de 36,36% do que foi investido.

Bom, essas são umas das principais siglas que você deverá saber e ter em seu negócio, mas é claro, existem outras que também são fundamentais e você deverá utilizar :)

É fundamental ter conhecimento delas e utilizá-las diariamente.

Deixem seus comentários abaixo dizendo o que acharam do Artigo de hoje, ok!?

Aquele abraço e bora estudar! ;)

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