Desenvolvimento Web / HTML e HTML5

HTML5 e os bastidores do desenvolvimento otimizado.

Você deve receber muita informação e novidades sobre HTML5 diariamente. Mas sabe realmente o que a linguagem pode fazer por você? E esse tal de HTML5 semântico? A verdade é que o HTML5 não é só um rostinho bonito!

Por Robson V. Leite

Publicado por Robson V. Leite
em 26/07/2014 às 12h04

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Em algumas conversas com meus alunos percebi um grande interesse em Design Responsivo deixando um pouco de lado o HTML5. Por isso decidi realizar uma pesquisa e ver como isso está sendo tratado por tutores e outras escolas. E daí que surgiu a necessidade deste artigo.

Muitos estão com o foco em desenvolver para todos os dispositivos, mas esquecem que o principal em um site é seu conteúdo. A forma como lidamos com a otimização, e como servimos esse conteúdo a nosso público é o principal.

O html5 não é apenas um rosto bonito!

É lindo como as novas tags do HTML5 chegam a nos desenvolvedores, mas muitos não estão preocupados em saber para que elas servem e como realmente utiliza-las. Vão logo marcando com article ou section intitulando essa marcação como HTML5 semântico, e o que você tem é uma leitura confusa cheia de nós sem qualquer relevância aos buscadores.

Temos que lembrar do SEO. Temos que servir conteúdo otimizado sempre, e por isso as tags são lindas.

Hoje não dependemos mais dos títulos para definir propriedade ou importância a nosso conteúdo, temos semântica, e é para isso que essas tags servem, para que possamos elaborar uma estratégia tão eficiente para pessoas como para os robôs dos motores de busca.

Você sabia que agora você pode marcar uma única página com vários h1 e ordenar a importância de cada bloco de conteúdo nesta mesma página?

Sabia que um site escrito com semântica correta e sem qualquer CSS ou imagem pode ser mais impactante que um lindo site com as últimas tecnologias de CSS, responsividade e efeitos do mercado?

O importante é o conteúdo!

Para que possamos desenvolver com qualidade hoje, não podemos mais servir blocos alinhados sem pensar na dita semântica, e é isso que o HTML5 tem de melhor. Não são as tags, não é a organização ou as tecnologias e APIS disponíveis. Voltamos a base, ao início, a simples marcação de um conteúdo com o objetivo de mostrar a nossos clientes o melhor do nosso site.

É importante servir conteúdo para todos os dispositivos? Sim, muito importante. Mas sempre lembre que a web é única, e seu site deve ser também. Priorizando a marcação para servir o conteúdo de forma coesa e não para poder adaptar o visual do site em telas menores.

Criar versões diferentes para outros dispositivos? Marcação fixa? Marcar a tag e dizer que isso é HTML5? Aplicar APIS, canavas, vídeos e áudio como principal ferramenta do HTML5? Está tudo errado. Nós como tutores temos que ter uma grande reponsabilidade em transmitir informações, e muitos na web não estão tendo.

Logo meu querido aluno e UPINSIDEANO. Quando for atrás destes conteúdos, lembrem que a melhor fonte está na base, lá onde a tecnologia é inventada. Ou aqui na UPINSIDE é claro :)

Bom pessoal, recado dado. Espero que tenham gostado da leitura e que ela possa somar a seu conhecimento. Aguardo seu comentário.

Aquele forte abraço e até a próxima! UP²

Compartilhe:

Em Desenvolvimento Web:

Deixe seu comentário: