Programação / PHP

Importando registros de arquivo .csv para dentro da sua aplicação utilizando PHP

Crie sua classe a padronize o comportamento da aplicação ao importar um arquivo excel com a extensão que não possui limite de linhas e colunas.

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 19/10/2018 às 10h57

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR

Aula exclusiva UpInside Play

Acessar aula no Play

Compartilhe:

Salve salve moquerido, bora ver como funciona a importação de um arquivo em csv para dentro da aplicação?

Você tem diversas abordagens que você pode trabalhar... No nosso caso vamos trabalhar com fopen/fclose para lidar com o arquivo e o fgetcsv para já ter a linha com as colunas separadas.

De início vamos somente entender o comportamento e listar os registros, depois que compreendemos e testamos o código, a gente faz a refatoração desse código e coloca dentro de uma classe específica para esse fim.

Com isso a gente tem uma classe responsável por esse tratamento com baixo acoplamento e alta coesão e ainda consegue fazer tratamentos básicos como validar a existência do arquivo, pode verificar a extensão também e ainda remover ou não o cabeçalho.

Tudo isso de uma maneira bem descomplicada para usar no dia a dia.

Formatos de arquivo

Dentro do excel temos basicamente 3 formatos de arquivo: XLS, XLSX e CSV.

Os formatos XLS e XLSX são praticamente do pacote office (embora outros softwares façam a leitura também) então ao trabalhar com outros sistemas operacionais acaba tendo uma certa discordância entre plataformas.

É perfeitamente possível importar o arquivo com esses formatos a partir de qualquer SO, mas por convenção são pouco utilizados.

O prinicipal problema é a quantidade de registros.

Importando registros de arquivo .csv para dentro da sua aplicação utilizando PHP

Para empresas que trabalham com o tramite de registros entre bases através de arquivos, a extensão preferida (de acordo com a minha experiência) é o CSV justamente por não ter limite de linhas e nem de colunas.

Por mais que 1 milhão de registros podem parecer bastante a uma primeira vista, isso é bem frequênte de ser ultrapassado.

Material de Apoio

Abaixo está o link do repositório onde você pode baixar o meu código pronto e também a base de cidades com o arquivo .csv.

Link para o repositório

Feedback

Se você curtiu essa aula, me conta! Acredito que tenha ficado bem claro de entender o funcionamento da importação :)

Compartilhe:

Em Programação:

Deixe seu comentário: