Marketing e Conteúdo / Tráfego e Conversão

Monitorando pesquisas. Saiba exatamente o que seu usuário procura em seu site!

Sabemos que para ter um site de sucesso temos que servir conteúdo de interesse para nossa audiência. Mas você sabe exatamente que conteúdo é esse? Veja aqui como monitorar os interesses de sua audiência!

Por Robson V. Leite

Publicado por Robson V. Leite
em 21/11/2014 às 14h34

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Olá @AlunoNome, por muitas vezes manter um site com uma boa audiência pode ser algo complicado. Saber o que seu público quer e entregar um conteúdo personalizado pode ser frustrante. Ou ainda ter ideias para criar artigos de qualidade com uma boa frequência.

Mas e se você pudesse saber exatamente o que seus usuários estão procurando em seu site? Se você tivesse acesso ao interesse e as necessidades de conteúdo deles?

Imagine não ter mais que descobrir o que seus usuários estão procurando? Imagine ter uma lista de interesses para criar suas publicações ou servir o conteúdo com base naquilo que seu usuário está procurando em seu site!

Isso é possível @AlunoNome. Vamos ler a mente de nossos usuários. Nossa bola de cristal? Google Analytics :)

PREPARAÇÃO:

Antes de mais nada precisamos preparar a mágica. Organizar a mesa de leitura e deixar que o fluxo de ideias e necessidades cheguem até nós. Para isso precisamos de um sistema de pesquisa interno.

É importante que essa pesquisa tenha um parâmetro na URL que identifique o termo de pesquisa. Precisamos deste para poder monitorar tudo que nossos usuário estão querendo em nosso site.

Em nossa URL temos:

https://www.upinside.com.br/pesquisa&s=Dicas+de+Otimização

Eu poderia sim ter apenas o uso de URL amigável e converter isso em link indexável. Mas será que o retorno é tão promissor quanto saber que meus usuários buscam por Dicas de Otimização?

Bom, então o segredo aqui está exatamente em &s=. Refinando mais ainda podemos eliminar o & que serve para indicar o parâmetro na URL. E o = que serve para indicar o valor deste parâmetro. Logo o que sobra é o s. Uma simples letra?

Essa simples letra vai ser utilizada no GA para que possamos monitorar toda e qualquer pesquisa de conteúdo dentro do nosso site. E assim teremos exatamente o que os nossos usuários estão querendo encontrar.

Você passa a ter uma lista de necessidades de conteúdo, e pode utilizar essa lista para criar seus próximos títulos para seu site. Incrível não? Poder escrever e saber o que escrever com base no que seus usuários esperam é como ler a mente da sua audiência.

CONFIGURAÇÃO:

Agora precisamos configurar o GA para criar esse relatório. E o primeiro passo e acessar sua conta no Google Analytics (claro).

Logo na tela inicial você terá o menu de navegação superior. Onde temos Página inicial, Relatórios, Personalização e Administrador. Clique em Administrador e você terá as abas Conta, Propriedade e Visualizar. Chegou lá?

Ok @AlunoNome, na aba visualizar você vai clicar logo no primeiro link (Visualizar Configurações) que é onde podemos tratar da propriedade do nosso site. E é aqui que queremos inserir nossa letra S para iniciar o monitoramento.

 

Nesta aba você vai encontrar a sessão para configurar a pesquisa interna. E é aqui que vamos contar ao GA que nossa letra S está responsável por receber todos os valores de pesquisa realizados em nosso site.

Basta ativar e informar sua chave de pesquisa:

 

Tudo pronto @AlunoNome. Agora basta esperar que seus usuários realizem pesquisas dentro do seu site. E com base nessas pesquisas melhorar seu conteúdo sabendo exatamente quais os termos e conteúdo mais procurado em seu site.

Mágico não? E como monitorar?

MONITORAMENTO:

O monitoramento é muito simples. Basta acessar sua aba de relatórios e na guia Comportamento abrir a sessão de Pesquisa Interna. E voa-la, você terá a visão geral, a utilização, os termos de pesquisa e as páginas para ter todo relatório necessário!

Agora basta monitorar os interesses e necessidades de conteúdo dos seus usuários. Uma lista dos termos mais pesquisados em seu site será servida pela GA em visão geral.

E com isso seu conteúdo futuro pode ser construído por dicas divinas dadas por sua audiência. Esqueça as horas de pesquisa por conteúdo ou por tendências. Agora você sabe ler mentes, e pode utilizar isso para entregar o melhor conteúdo aos seus usuários!

Bom @AlunoNome, agora que eu te mostrei como ser um vidente da web e descobrir o que seus usuários querem. Que tal deixar um comentário me dando algumas dicas para mais conteúdo como esse?

E lembre-se, ao realizar uma pesquisa aqui na UpInside, eu estarei lendo sua mente! :)

Comente abaixo, e se esse post te ajudou. Compartilhe também para que eu possa ler mais e mais mentes e talvez dominar o mundo :)

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