Marketing e Conteúdo / Google AdWords

O que significa correspondência ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords?

Entenda o que significa correspondência Ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords e segmente melhor suas campanhas!

Por Kaue Francisquini

Publicado por Kaue Francisquini
em 06/06/2017 às 09h21

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Falaaa galera, tudo certo por aí?

Bom o assunto de hoje é sobre as correspondências de palavras chaves que você pode utilizar no Google AdWords…

…Muita gente comete o “erro" de utilizar apenas a correspondência de palavra chave ampla (padrão) em suas campanhas e acaba esquecendo que possuem mais 3 tipos que você pode utilizar e que fazem muita diferença em suas campanhas.

Portanto, este artigo vai te explicar o que significa correspondência ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords.

E a nossa primeira colocação é:

Correspondência Ampla:

Esse tipo de correspondência é utilizado pelo Google AdWords a partir do momento em que você cria suas campanhas, basicamente esse tipo é o padrão existente.  Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que tenham erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.

Exemplo de palavra-chave: Curso de PHP

Exemplo de pesquisa: programando em php

O que significa correspondência ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords

Após a criação de qualquer campanha quando é colocado as palavras chaves que você vai utilizar o Google seta todas elas como correspondência ampla afim de te trazer os resultados que tenham significado com sua campanha…

…porém temos alguns problemas em utilizá-las assim :(

O problema mais comum é que sua palavra chave poderá ter em forma ampla outros significados que não tem nada a ver com sua campanha, por exemplo:

Se eu criar uma campanha com o objetivo de vender cursos de programação PHP e utilizar a palavra chave "curso de programação" posso ter como resultados amplos os seguintes resultados: “Curso de programação Java, curso de programação C, curso de programação Python”  e por aí vai…

Entende agora o problema?

Você acaba aparecendo em outros mercados que não tem importância para sua campanha, além é claro de gastar dinheiro quando alguém clicar em seu anúncio.

Para resolver esse problema você poderá negativar (veremos mais a frente) as palavras chaves ou então colocar palavras chaves mais segmentadas, como por exemplo: curso de programação PHP.

Em nossa segunda posição temos:

"Correspondência de Frase”:

Entre a correspondência Ampla e a exata existe a correspondência de Frase. O símbolo para utilizar esse tipo são as aspas exemplo. A partir do momento que utilizar as aspas antes e depois da sua palavra chave o google colocará ela como correspondência de frase.

Essa correspondência é mais segmentada que a Ampla e permite que seus clientes encontrem você pela sua palavra chave exata ou então por pequenas variações dela, com palavras adicionais antes ou depois.

Palavra-chave: Curso de PHP

Exemplo: Curso de PHP para iniciantes

O que significa correspondência ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords

Dessa forma tudo que vem antes ou depois e que tenha no meio sua palavra chave será exibido pelo Google.

Esse tipo de correspondência proporciona um nível maior de controle entre a palavra-chave e o termo de pesquisa em que o anuncio será exibido.

Além disso, seu anúncio será exibido quando houver pequenas variações como erros ortográficos, plural ou singular, acrônimos*, variações como "casa" e “casinha”, abreviações e acentos.

*Acrônimo é uma palavras que se forma pela junção das primeiras letras ou silabas iniciais de um grupo de palavras, como por exemplo ONU (Organização das Nações Unidas)

Fique atento! A ordem da sua palavra chave é fundamental para sua exibição, seu anúncio NÃO será exibido por exemplo se o cliente pesquisar com uma palavra no meio da sua palavra chave.

Palavra-Chave: Curso de PHP

Por exemplo: Curso de PROGRAMAÇÃO PHP” (não será exibido)

Segmentando mais ainda chegamos em nossa terceira colocação:

[Correspondência de Palavra-Chaves Exatas]:

Esse tipo de correspondência é marcada pelo uso dos colchetes [exemplo].

O que significa correspondência ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords

A correspondência exata é utilizada quando você não quer que sua palavra-chave seja encontrada em nenhum outro termo de pesquisa, com essa segmentação maior o Google cita que seu CTR (taxa de cliques) será melhor.

Como na correspondência de Frase existem casos em que a correspondência exata vai aparecer com variações, são eles: erros de ortografia, singular e plural, acrônimos, variação como "casa" e “casinha”, abreviações e acentos.

Quando você utiliza esse tipo de segmentação sua palavra-chave não terá tantas impressões e também não receberá tantos cliques, porém a probabilidade de ter um CTR melhor será maior, isso por que a palavra chave estará sendo exibida exatamente para o que a pessoa pesquisou.

Palavra-Chave: Curso de PHP

Exemplo: [curso de php]

Em nossa última colocação temos quiçá a mais importante das correspondências:

A Correspondência -Negativa:

Essa correspondência talvez não esteja sendo utilizada em sua campanha e você está deixando muito dinheiro na mesa…Basicamente com esse tipo de segmentação você consegue negativar palavras chaves que não estão focadas no seu objetivo.

Como dito nesse artigo, existem palavras chaves que são procuradas e que não tem nada a ver com sua campanha, e você poderá negativar elas :)

Se você selecionar qualquer palavra-chave ativa sua e clicar em “TERMOS DE PESQUISA” você conseguirá saber como seus clientes estão encontrando seus anúncios.

O que significa correspondência ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords

Vou dar um exemplo para deixar mais visível esse recurso de negativação. O cenário é:

Palavra-chave "Curso de PHP

Objetivo: Cliques no anúncio.

Correspondência: Ampla.

Quando você utilizar essa segmentação vai perceber que seu anúncio será clicado em diversos tipos de palavras chaves e alguns desses tipos de palavras não vão ter significado para seu objetivo.

A partir do momento em que você encontra essas palavras em “Termos de Pesquisa” você poderá negativar para que seu anúncio não seja mais encontrado pela terminologia utilizada…

 …Basta apenas que selecione essa palavra chave na aba de Termos e clique em “Adicionar como Palavra-chave Negativa”.

O que significa correspondência ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords?

Pronto! Seu anúncio não será mais exibido para quem pesquisar com aquela palavra negativa.

Mas para que isso?

Basicamente essa palavra que você negativou foi exibida e clicada por alguém, porém como ela não possui nenhum significado com sua campanha foi apenas dinheiro gasto pago por clique.

Agora imagine ter 10, 20, 30 ou mais palavras chaves que foram clicadas por serem exibidas mas não tem significado para sua campanha?

Pois é, isso é segmentar, otimizar e economizar :)

Bom galera, espero que esse artigo tenha sido esclarecedor sobre o que significa correspondência Ampla, de frase, exata e negativa no Google AdWords.

Agora deixo com vocês a imaginação para trabalhar com suas palavras chaves e segmentar da melhor forma suas campanhas :)

Forte abraço e bora estudar!

Compartilhe:

Em Marketing e Conteúdo:

Deixe seu comentário: