Desenvolvimento Web / HTML e HTML5

O Verdadeiro poder do HTML5 Semântico aplicado ao SEO. Você está otimizando errado!

E se eu te disser que a meta keywords trabalha contra seu site? Que uma palavra chave sozinha é irrelevante para o Google? E que o HTML5 Semântico é mais de 30% do seu SEO?

Por Robson V. Leite

Publicado por Robson V. Leite
em 29/04/2015 às 10h00

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Antes de iniciar este artigo, eu gostaria de dar alguns exemplos de meus resultados. Assim você pode ter certeza do que vou falar aqui. A final, quero provar que seu SEO está errado!

Ok, vamos antes ao relapso da conversa!

Você já parou para pensar que a maioria das técnicas apresentadas pelos garimpeiros do trafego orgânico são tão antigas quanto o XHTML?

Ou ainda, Será que não é um pouco de impertinência de nossa parte considerar que podemos enganar o maior e mais poderoso mecanismo de pesquisa da internet?

Por muito tempo trabalhamos o SEO com base em palavras-chave inseridas em meta dados e propriedades de elementos como imagens e links. Tínhamos o título a descrição, e a keywords para otimizar o todo, e os headings, alts e titles para o conteúdo.

O fato é que isso foi explorado tão amplamente que o Google mudou seu fator principal. A indexação não consiste em uma palavra-chave, e sim no contexto do conteúdo!

É tão simples quanto fazer com que o Google veja o mesmo que seu usuário vê. E se isso for bom e relevante o suficiente você indexa o tão rápido quanto! Dúvida?

PRIMEIRO RESULTADO ORGÂNICO EM MENOS DE 24 HORAS:

Esse é um resultado fantástico não? Mas claro que deve vir com provas, afinal quando citamos SEO para primeira página, estamos acostumados a falar de 2 ou 3 semanas no mínimo.

Bom, dia 27/04/15 eu lancei em meu site um laboratório sobre ATUAÇÃO E POSICIONAMENTO. E dia 28, em menos de 24 horas o primeiro lugar no Google para as mesmas palavras era meu.

Talvez eu possa te dar um resultado um pouco mais dentro do meu contexto. Eu tenho um curso onde falo sobre HTML5 do Jeito Certo, e nele explicou as técnicas de SEO por trás destes resultados.

Que tal realizar uma pesquisa no Google sobre esses termos?

Talvez você tenha tido a impressão que o Google me emprestou sua primeira página para divulgar meu curso não? E sabe o que mais pode te intrigar agora? Veja que a segunda posição do Google para o termo, é o projeto que ensino a criar no curso.

E ele não é atualizado desde que lancei esse curso :)

Além disso, perceba a relevância do primeiro resultado. Onde você tem avaliações, depoimentos, o valor da oferta e ainda links de referência obtidos em outra URL para contextualizar tudo!

AI VOCÊ PODE PENSAR: A mais ele está aplicando técnicas avançadas de SEO? A resposta é sim, estou. As mais avançadas e atuais. Mas do jeito certo, e isso significa que com o tempo tudo que você fala passa a ter relevância para o Google. Um exemplo?

Um de meus posts criado dia 23/04/15 (a pouco tempo hoje) leva o título de Projetos medianos não vendem. Vamos pesquisar no Google por projetos medianos?

Prestou atenção no resultado? Não é somente o fato dele ser o primeiro no Google, mas também a relevância deste artigo.

Onde o Google inclusive fala em seu resultado: Robson V. Leite é autor deste post! Te convido a pesquisar e tentar encontrar onde isso está escrito em meu post :)

Bom já que entramos no assunto de blog. Que tal mais alguns primeiros colocados no rank?

Nossa. CSS produtivo? Que relação isso tem com a UpInside? :)

O FATO IMPORTANTE:

O fato mais importante em todos esses resultados, é que são técnicas aplicadas do jeito certo, sem tentar burlar qualquer característica, estamos apenas marcando com o bom HTML5 semântico, utilizando os microformatos e criando uma boa estratégia de dados por protocolo.

E tudo isso é sem tentar enganar o Google. Simplesmente seguimos o que ele pede. Claro que com muita elegância e com as técnicas corretas e aplicadas na hora e lugar onde elas devem ser aplicadas.

UM POST QUE GEROU 68 MIL REAIS:

Talvez você não entenda o poder de estar na primeira página do Google. O que acho muito difícil já que é o que todos nós buscamos. Bom, e que tal eu trazer para a linguagem universal?

O post da imagem abaixo indexou a UpInside em primeiro lugar no Black Friday deste ano (2015). E com isso eu vendi mais de 68 mil em menos de 24 horas. E o espanto? 64% das vendas foram para novos alunos!

Uma observação importante é que eu continuo lá, depois de um vídeo e indexado até hoje em segundo lugar para o Guia do Black Friday. Quantas pessoas no mundo tem a ideia de se informar sobre o evento antes de acontecer?

Bom, acho que já te provei sobre o que estou falando certo?

A TÉCNICA:

SEO hoje não é baseado em palavras-chave, o que você tem é a contextualização do seu conteúdo, e o quanto ele é relevante ao usuário. Você tem armas hoje para mostrar ao Google exatamente o que seus usuários conseguem ver no seu site. E muito mais...

O que você precisa para o SEO hoje? HMTL5 Semântico, CSS fluído, Distribuição otimizada de conteúdo, Protocolos de otimização, e Micro formatos.

Isso somado a um conteúdo relevante vai te colocar nas primeiras páginas do Google em muito pouco tempo. E depois de ser considerado assim, seus posts vão para o rank em menos de 24 horas.

Bom, arregace as mangas e corra atrás do prejuízo, você tem muito que aprender, e te confesso que o caminho é longo. Demorei muito para unir todas as técnicas e agrupar elas em checklists otimizados.

Não quer perder tanto tempo e dinheiro assim? Ummm...

Então eu posso te ajudar, conheça o Curso Work Series - HTML5 do Jeito Certo. Nele eu ensino cada uma das técnicas que aplico. Com guias de implementação passo a passo e tudo explicado tim tim por tim tim :)

DICA: Se você ainda usa meta keyword. Abra agora seu editor e remova elas. Saiba que elas são usadas hoje apenas para 2 fins. Primeiro, para que o Bing possa te indexar pois ele ainda é um motor burro e sujeito às técnicas de palavras reversas.

E o mais importante: Pelos profissionais de ADS que vão pegar suas Keys e compra-las do Adwords para exibir seus concorrentes antes de você :)

Iai. Mereço um comentário? e alguns compartilhamentos? :)

Compartilhe:

Em Desenvolvimento Web:

Deixe seu comentário: