Desenvolvimento Web / Desenvolvimento Mobile

Overview sobre o Xamarim: Visão rápida sobre o framework para desenvolvimento de app híbrido

O framework trabalha com C# para a confecção do aplicativo, e conta com uma loja de componentes onde pode ser adquirido vários assets e themes para padronizar o seu app.

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 22/06/2017 às 08h00

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Salve salve galera, Gustavo aqui!

Nos final de cada artigo eu peço uma interação com vocês para que me digam o que acharam, e a galera tem pedido bastante uma review sobre o tal do Xamarim. Vamos ao review então :)

Confesso que como gostei bastante do Ionic e me parece que ele vai atender legal para a nossa necessidade, mas abri o site do xamarim e assim como fiz com as demais ferramentas eu dei uma analisada.

Clique aqui para ir até a Página Oficial

Conheça a documentação do Xamarim

A primeira delas é que o desenvolvimento é em C#. A melhor coisa do C# é a IDE (Visual Studio é o que há! Coisa tooop, autocomplete excelente, análise de recurso, análise de objeto, mapeamento de características...) mas a época que trabalhei com C# eu utilizava no Windows, não procurei a respeito sobre programar para o iOS ou até mesmo dentro do MAC com essa linguagem. Vi que dentro do site tem um link para instalar o Visual Studio no Mac de maneira descomplicada, esse link manda diretamente para o site da microsoft, vou deixar o link aqui para que vocês possam dar uma estudada também!

C# é uma linguagem muuuito boa, mas tem suas particularidades e é bem diferente do PHP que estamos acostumados a utilizar. Tem tipagem forte de dados, trabalha-se com Orientação a Objetos, na grande maioria das vezes com ORM… Foge bastante do ambiente que trabalhamos aqui na UP.

Abri a documentação (que também é um item importantíssimo quando estamos aprendendo outra linguagem) e eu encontrei várias propriedades específicas dos sistemas iOS e Android. Você até pode ver com mais detalhes como funciona por exemplo a parte visual. Como não é um html que é universal por dispositivo, você precisa adaptar sua ferramenta para utilizar o recurso de cada um dos aparelhos! Isso acarretará diretamente em mais testes do seu app, e quanto mais testes, mais tempo.

Obviamente que no Ionic também tem algumas particularidades como essa, como por exemplo o leitor biométrico… No iphone é feito de determinada forma com determinado plugin (touchID) e no android é utilizado outro! Mas o visual (que é uma das partes que mais dá trabalho) é o mesmo para todos! HTML + CSS com design responsivo e fica tudo funcionando como igual em todos os dispositivos.

Para quem vem das linguagens desktop e já tem uma experiência com essa linguagem, sem dúvida é uma boa investir tempo nessa ferramenta.

O Xamarim tem também algumas sessões específicas para amenizar esse tipo de problema, como o Xamarim.Forms

Ponto positivo também é por ter alguns themes bonitos prontos já também, e todas as alterações que você cria você pode ver através de um pré-visualizador em tempo real as alterações.

Mais um ponto legal é uma loja de aplicativos que você pode adquirir componentes para o Xamarim! Cada um deles funciona de acordo com o sistema operacional e vários deles são free, você pode dar uma consultada através desse link.

Bom galera, esse review fica por aqui! Sem dúvida se você tem familiaridade com C# vale a pena investir um tempo para saber mais sobre a ferramenta, mas na minha concepção o Ionic continua sendo a melhor pedida até o momento.

Se você tem mais alguma informação bacana sobre o Xamarim ou outro framework para desenvolvimento de app híbrido, me conte aqui nos comentários!

Aquele forte abraço, e eu te vejo no próximo post.

Compartilhe:

Em Desenvolvimento Web:

Deixe seu comentário: