Programação / PHP

Tenha sempre a documentação oficial das suas linguagens de programação ao seu alcance para uma consulta

Um dos maiores aliados do webmaster é a documentação fornecida pelo fabricante ou colaborador da linguagem, acesse os seus respectivos links e pressione um CTRL + D

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 27/06/2017 às 08h00

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Salve salve galera, Gustavo Web aqui mais uma vez!

E hoje é mais um toque para você webmaster, do que um artigo de how-to.

Pergunta pra você:

Você conhece a documentação de todas as linguagens de programação que você utiliza no seu dia a dia?

Essa pergunta é básica, mas como eu estudo bastante, o meu material de consulta e apoio  é sempre a documentação oficial.

Cada linguagem tem a sua, algumas mais claras do que outras, outras ainda com exemplo e tem linguagens que carecem de ter essa ferramenta importantíssima para o desenvolvedor…

No geral, você precisa ter uma certa familiaridade com cada uma delas e colocar a modo interpretação para rodar. Como várias delas estão em inglês, você provavelmente vai usar o tradutor (viva o Google) para ficar mais claro o objetivo de cada particularidade, mas a grande verdade é que o tradutor em boa parte das vezes acaba trocando as palavras e dificultando a compreensão.

O processo para compreender a documentação é bastante minucioso, lento, técnico e prático. O que posso afirmar para você é que com o tempo tudo passa a fazer mais sentido e com o hábito você começa a ler e aplicar a documentação de forma mais intuitiva e assertiva.

Provavelmente você vem acompanhando meus últimos artigos relacionados ao Ionic, e a documentação para mim, foi um fator determinante para optar em qual linguagem trabalhar pois isso facilita muito a minha aprendizagem.

No Club isso fica mais claro!

Se você está no nosso club e vem acompanhando o curso de MariaDB Essentials no qual eu sou tutor, você obviamente notou que estou usando como base do treinamento a documentação oficial do SGDB.

Se você ainda não está no club, além de estar perdendo conteúdos exclusivos dos cursos disponível no nosso sistema de assinatura, não está seguindo o nosso curso de MariaDB Essentials para alimentar mais um pilar das suas skills…

O importante é que a metodologia que estou passando com esse treinamento e usando a documentação como base, eu mostro como EU faço a leitura da documentação e monto as sintaxes necessárias.

Portanto, dá uma navegada e pergunta para o Google quais são os links oficiais das documentações que estão presentes no seu dia a dia, aqui abaixo eu vou colocar o link que utilizo no meu dia a dia :)

Meus Links de Cabeceira:

MariaDB: https://mariadb.com/kb/en/

PHP: http://php.net/manual/en/

jQuery: https://api.jquery.com/

Ionic: http://ionicframework.com/docs/

HTML5: http://www.w3c.br/Home/WebHome

Ferramentas mais interativas e de fácil compreensão (assim como o Work Control por exemplo) a documentação que você tem são as vídeos aulas  (com módulos específicos abordando cada quesito da ferramenta) ou ainda você pode abrir o fonte e interpretar o código que já está desenvolvido.

E aí? Você tem todos os seus links nos favoritos de fácil alcance? Me conta aqui abaixo nos comentários :)

Compartilhe:

Em Programação:

Deixe seu comentário: