Salve salve galera, Gustavo Web aqui mais uma vez!
E hoje é mais um toque para você webmaster, do que um artigo de how-to.
Pergunta pra você:
Você conhece a documentação de todas as linguagens de programação que você utiliza no seu dia a dia?
Essa pergunta é básica, mas como eu estudo bastante, o meu material de consulta e apoio é sempre a documentação oficial.
Cada linguagem tem a sua, algumas mais claras do que outras, outras ainda com exemplo e tem linguagens que carecem de ter essa ferramenta importantíssima para o desenvolvedor…
No geral, você precisa ter uma certa familiaridade com cada uma delas e colocar a modo interpretação para rodar. Como várias delas estão em inglês, você provavelmente vai usar o tradutor (viva o Google) para ficar mais claro o objetivo de cada particularidade, mas a grande verdade é que o tradutor em boa parte das vezes acaba trocando as palavras e dificultando a compreensão.
O processo para compreender a documentação é bastante minucioso, lento, técnico e prático. O que posso afirmar para você é que com o tempo tudo passa a fazer mais sentido e com o hábito você começa a ler e aplicar a documentação de forma mais intuitiva e assertiva.
Provavelmente você vem acompanhando meus últimos artigos relacionados ao Ionic, e a documentação para mim, foi um fator determinante para optar em qual linguagem trabalhar pois isso facilita muito a minha aprendizagem.
No Club isso fica mais claro!
Se você está no nosso club e vem acompanhando o curso de MariaDB Essentials no qual eu sou tutor, você obviamente notou que estou usando como base do treinamento a documentação oficial do SGDB.
Se você ainda não está no club, além de estar perdendo conteúdos exclusivos dos cursos disponível no nosso sistema de assinatura, não está seguindo o nosso curso de MariaDB Essentials para alimentar mais um pilar das suas skills…
O importante é que a metodologia que estou passando com esse treinamento e usando a documentação como base, eu mostro como EU faço a leitura da documentação e monto as sintaxes necessárias.
Portanto, dá uma navegada e pergunta para o Google quais são os links oficiais das documentações que estão presentes no seu dia a dia, aqui abaixo eu vou colocar o link que utilizo no meu dia a dia :)
Meus Links de Cabeceira:
MariaDB: https://mariadb.com/kb/en/
PHP: http://php.net/manual/en/
jQuery: https://api.jquery.com/
Ionic: http://ionicframework.com/docs/
HTML5: http://www.w3c.br/Home/WebHome
Ferramentas mais interativas e de fácil compreensão (assim como o Work Control por exemplo) a documentação que você tem são as vídeos aulas (com módulos específicos abordando cada quesito da ferramenta) ou ainda você pode abrir o fonte e interpretar o código que já está desenvolvido.
E aí? Você tem todos os seus links nos favoritos de fácil alcance? Me conta aqui abaixo nos comentários :)
Deixe seu comentário: