Somos todos seres humanos e talvez pela nossa formação um dos maiores medos que temos é o medo de errar. Você já parou para pensar o quanto isso é tolo uma vez que é com os erros que mais aprendemos na vida?
Enfim, vamos sair da filosofia e entrar na prática:
Não é de hoje que venho falando sobre infoprodutos, já tive a oportunidade de mentorar diversos produtores e aspirantes a produtores ao longo dessa jornada e é muito mais comum do que se imagina uma conversa começar da assim:
Ei Robson, eu tive uma ideia para criar um infoproduto sobre XPTO, você acha que dá certo? Será que esse infoproduto vai vender?
Esse é o normal, essa insegurança e o questionamento sempre nos leva a perguntas como essas, contudo estamos em um mercado digital onde o acesso às informações está disponível por todos os lugares.
Isso nos permite entender o mercado, a oferta e a demanda e testar o produto antes mesmo que criar esse produto.
Isso sim faz sentido:
Se sua dúvida é essa, então vamos a uma receita de bolo que funciona desde que os primeiros produtos (físicos ou digitais) foram colocados no mercado.
Basicamente o que devemos entender é se nossa ideia resolve o problema de pessoas suficientes, e é na demanda do produto que devemos focar para entender se ele vai ou não dar certo.
Mas antes de pesquisar precisamos definir uma oferta equilibrada entre segmento e nicho de mercado. O caminho do sucesso está ENTRE falar com muitos e não falar com ninguém.
Quanto mais segmentada e otimizada for sua promessa, mais chances você tem de encontrar compradores para seu produto.
Então faça o seguinte:
Defina exatamente qual é o seu produto, em qual segmento e nicho ele está, e para quem ele é. Lembre-se de focar em pessoas específicas e reais para detalhar essa etapa.
Agora você pode usar o Keyword Planner, o autocomplete do Google ou o Facebook Insights para determinar a demanda e quanto público alvo seu produto tem.
Agora faça a seguinte pergunta:
A minha ideia resolve o problema de pessoas em quantidade suficiente para que eu possa criar um infoproduto e ajudar elas com esse problema?
Dica final:
Existem mais de 200 milhões de pessoas somente no Brasil...
- que tem problemas todos os dias,
- que tem dores todos os dias,
- que tem sonhos e desejos todos os dias,
- que tem hobbies,
- que praticam ou querem praticar esportes,
- que precisam emagrecer ou equilibrar a dieta,
- que estão precisando de conhecimento para subir na carreira,
- para ganhar mais,
- para melhorar de vida...
..então eu acredito que sim, sua ideia dá certo, desde que você realmente tenha afinidade (amor), habilidade e aptidão no que vai ensinar, que seja 100% íntegro e que entre nesse jogo para impactar a vida dessas pessoas.
Espero que tenha gostado de mais esse mentor labs, para receber os novos episódios você pode se cadastrar aqui.
Deixe seu comentário: