Desenvolvimento Web / Desenvolvimento Mobile

Tomando Partido: Ionic até o momento é o melhor framework para desenvolvimento de app híbrido

Levando alguns pontos fundamentais em consideração, o Ionic tem se mostrado mais performático e de fácil manipulação com os assets do dispositivo mobile além de uma documentação rica e aplicativos exclusivos

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 08/06/2017 às 08h00

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Salve salveeeee, Gustavo Web aqui novamente!

Eu continuei com os estudos sobre frameworks de desenvolvimento de app híbrida e eu estou chegando a conclusão de que o Ionic é a melhor pedida. Por quê?

Desempenho:

Pela documentação que venho lendo, discussões em outros fórum e até mesmo por depoimentos de outros alunos está claro de que o Ionic está se comportando bem melhor do que outros frameworks! Lembrando que: Essa perda de desempenho é causada mais pelo Cordova do que pelo Ionic em si… Mas em comparação com o PhoneGap por exemplo, o Ionic tem nível de aproveitamento do hardware bem mais legal.

Assets do Dispositivo:

Trabalhar de maneira mais fácil com os ativos do dispositivo é o principal motivo de estarmos buscando novas tecnologias! Senão o nosso design responsivo já resolveria todos os problemas :)

E pelo que a documentação nos diz, trabalhar com Câmera, TouchID, oAuth, localização, push notification é bem tranquilo! Óbvio que para quem não está familiarizado vai notar um pouco as particularidades… Mas me parece ser bem mais efetivo as libs dispobilizadas pelo Ionic e o ngCordova do que as disponíveis para PhoneGap.

Aplicativos Exclusivos:

Não que esse seja um fator determinante em qual framework trabalhar, mas o Ionic possui dois aplicativos exclusivos que são atrativos para quem está desenvolvendo. Eles são:

Itens para a lista de estudo:

Embora você possa desenvolver o aplicativo todo trabalhando com HTML, CSS e JS, uma hora ou outra você vai precisar trabalhar com o AngularJS (se quiser trabalhar com o aplicativo offline) para que possa fazer interação com o SQLite (um tipo de banco de dados dentro do dispositivo). O AngularJS será o responsável por armazenar essas informações no banco local do dispositivo e assim que estiver online, sincronizar esses dados com o servidor! Embora eu goste bastante do jQuery e esteja presente em 96% dos sistemas web é legal ter uma base de Angular :)

Tendo isso em mente, eu vou começar a tirar do papel a ideia e vou iniciar o meu primeiro projeto! Pelo que me parece é meio complexo montar o ambiente, mas nessa série de artigos eu trago para vocês com detalhes como funciona o processo e o porque de cada uma das ferramentas.

Tá fechado comigo? :)

Comenta aqui abaixo o que você está achando! Vou mantendo vocês informados sobre esse assunto.

Compartilhe:

Em Desenvolvimento Web:

Deixe seu comentário: