Programação / Banco de Dados

Trabalhando com Data e Hora no MariaDB: Parte 2

Vamos ver agora como efetuar operações com data e hora, calcular intervalos e ainda reescrever a data utilizando o formato que você desejar.

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 27/03/2017 às 14h58

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Salve salveeeee WebMaster! Gustavo Web aqui novamente para darmos continuidade naquele artigo que iniciamos sobre Data e Hora no MariaDB!

Conforme prometido, vamos falar agora sobre a segunda parte das funções relacionadas a data e hora no MariaDB. Se você ainda não viu a primeira parte desse artigo...

... sugiro que você corra para ler a primeira parte AGORA!

Só clicar aqui e eu te mando para o primeiro artigo!

Bom, nessa aula, assim como na anterior eu organizei as funções que vamos trabalhar num mapa mental! Assim fica mais organizado e auxilia na organização dos seus estudos. Não deixe de me contar como está sendo a sua experiência com esses artigos moquerido.

Assim que você assistir o vídeo vai ver que eu me refiro a duas tabelas que devem ser consultadas para utilizar algumas funções, eu vou deixar a cola dela aqui abaixo e sugiro que você deixe esse link nos seus favoritos para que possa consultar mais tarde quando precisar desses recursos. Certo?

Sugiro que: Leia com muita atenção a definição de cada descrição! Já resolvi muita coisa simplesmente me recordando de uma função que já tinha lido a respeito... Quando surgir a necessidade, tenho certeza que você vai lembrar do post da UP onde tem tudo isso beeeem resumido para você!

A primeira tabela que me refiro é a Date and Time Units, ou seja, são todas as unidades de medida de data e hora... Esses parâmetros servem para você utilizar no ADDDATE() e no SUBDATE() por exemplo...

SELECT ADDDATE(CURRENT_DATE(), INTERVAL 1 MONTH);

Nesse código está sendo adicionado um mês... Confira na tabela abaixo os valores aceitos:

A segunda tabela que me refiro, é para usar na função DATE_FORMAT()! Dá uma olhada na variedade de parâmetros que você pode usar para imprimir sua data.

Então confere o vídeo aí e qualquer coisa pode deixar aqui nos comentários a sua consideração! Vamos conversar sobre o que você achou desses dois artigos sobre trabalhar com data e hora no MariaDB e ainda me conta se ficou alguma dúvida para que se preciso eu possa gravar mais uma aula... 

...ahhh, não deixa de pedir sua sugestão para o próximo artigo, quem sabe eu tiro sua dúvida em vídeo aula! Fechado?

Aqueeele abraço, e a gente se fala em breve!

Compartilhe:

Em Programação:

Deixe seu comentário: