Olá @AlunoNome. Nesta aula você vai acompanhar o primeiro requisito de um SET UP que é a configuração do Google Webmasters, verificação de propriedade do site, envio de sitemap e teste do seu robots.
Veja que é algo bem simples, mas muito importante!
O SET UP de um site está dividido em duas categorias. Onde temos monitoramento e monetização. A monetização foi abordada também no módulo, mas não vem ao assunto neste artigo, ou aula. Ou melhor, e aula :)
Quero aqui falar mais sobre o monitoramento. #Bora?
Foco em Conversão:
Para que qualquer projeto tenha sucesso na internet, é preciso ter tráfego. E para melhorar o tráfego é preciso intender sua audiência e testar diferentes disposições ou conteúdo. E muitas tentativas vão falhar!
Mas não desanime...
O importante é saber exatamente o que está dando certo e o que não está. Pois somente através da mensuração e resultados é que vamos conseguir melhorá-los!
O monitoramento quando bem feito pode te guiar em todas as melhorias do seu site. Com ele você consegue saber exatamente onde, quando e como agir. E você consegue realizar esse monitoramento com excelência utilizando apenas 3 ferramentas do Google.
A primeira você está vendo no vídeo. Depois temos o Google Analytics e o Google Alerts. Com uma boa estratégia, e a configuração correta, conseguimos centralizar resultados, indicar novas publicações de forma automática ao Google, e realizar uma gestão com excelência.
E é isso que vimos no módulos e ferramentas SEO do Curso Work Series - HTML5 do Jeito Certo. Onde vimos como criar sitemaps, RSS, Robots. Além disso criamos uma função para enviar o sitemap automaticamente para o Google e para o Bing.
Com as ferramentas na mão, realizamos o Set Up do site, e conectamos todos os serviços. Criando funis de conversão, alertas e outras configurações essenciais para monitorar tudo de perto. Desenvolvimento orientado a conversão lembra?
Bom @AlunoNome, você encontra esse material explicado passo a passo no curso. Mas quero aqui deixar um pequeno guia de como realizar esse Set Up Ok?
Google Webmasters:
Aqui você terá de criar e ativar seu site. O processo é bem simples. Mas para que tudo de certo você tem que ter um sitemap, um robots, e é muito importante que tenha uma função que faça o Ping do sitemap automaticamente.
Afinal, você não vai querer ficar enviando seu sitemap manualmente toda vez que alguma atualização for feita no site. Ou vai?
Google Analytics:
Aqui temos alguns critérios mais avançados. Muita gente configura o GA mas não cria as metas, ou não entende os funis de conversão. O que adianta, mas não te dará pleno controle ou monitoramento eficiente de metas do seu site.
Mas basicamente temos a ativação e configuração da propriedade do site, a implementação do acompanhamento, as configurações de tráfego de entrada, as metas de conversão e os alertas.
Uma ou duas xícaras de café vão ajudar :)
Google Alerts:
Aqui é bem simples. A ideia é criar alertas dos seus produtos, serviços e metas. Mas é importante relacionar essas metas ao seu projeto. Você pode acompanhar os resultados que são criados no Google para o que você está monitorando.
Tudo chega via e-mail para você. E com isso você pode monitorar o nicho, a concorrência, e ficar sabendo sempre que alguém publicar algo sobre o assunto.
Conecte Tudo:
Depois de tudo configurado, é muito importante conectar suas ferramentas SEO com o GA. Tudo pode e deve ser monitorado nele. O processo em outras ferramentas você automatiza e passa a trabalhar somente com o monitoramento.
Porque monitorar? Pense em feedback por tráfego. Se você entender isso não é preciso dizer mais nada, somente que o monitoramento é o único caminho realmente efetivo para o sucesso na internet.
Espero que tenha curtido esse vídeo e o artigo @AlunoNome. E deixa teu comentário abaixo para que possamos discutir mais sobre ferramentas SEO!
Ao seu sucesso! Robson V. Leite.
PS: Se quiser aprender todo o Set Up passo a passo. Esse conteúdo é abortado em detalhes sendo apenas o módulo 9 do curso WS HTML5.
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