Desenvolvimento Web / Otimização de Sites

Verificando site, enviando sitemap e testando robots – Google Webmaster Tools

Você conhece o processo de Set Up do site nas ferramentas SEO do Google? Sabe a importância delas? Bom, veja nesta vídeo aula como configurar seu projeto no Google Webmasters, enviar seu sitemap e testar seu robots!

Por Robson V. Leite

Publicado por Robson V. Leite
em 11/10/2014 às 19h33

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Olá @AlunoNome. Nesta aula você vai acompanhar o primeiro requisito de um SET UP que é a configuração do Google Webmasters, verificação de propriedade do site, envio de sitemap e teste do seu robots.

Veja que é algo bem simples, mas muito importante!

O SET UP de um site está dividido em duas categorias. Onde temos monitoramento e monetização. A monetização foi abordada também no módulo, mas não vem ao assunto neste artigo, ou aula. Ou melhor, e aula :)

Quero aqui falar mais sobre o monitoramento. #Bora?

Foco em Conversão:

Para que qualquer projeto tenha sucesso na internet, é preciso ter tráfego. E para melhorar o tráfego é preciso intender sua audiência e testar diferentes disposições ou conteúdo. E muitas tentativas vão falhar!

Mas não desanime...

O importante é saber exatamente o que está dando certo e o que não está. Pois somente através da mensuração e resultados é que vamos conseguir melhorá-los!

O monitoramento quando bem feito pode te guiar em todas as melhorias do seu site. Com ele você consegue saber exatamente onde, quando e como agir. E você consegue realizar esse monitoramento com excelência utilizando apenas 3 ferramentas do Google.

A primeira você está vendo no vídeo. Depois temos o Google Analytics e o Google Alerts. Com uma boa estratégia, e a configuração correta, conseguimos centralizar resultados, indicar novas publicações de forma automática ao Google, e realizar uma gestão com excelência.

E é isso que vimos no módulos e ferramentas SEO do Curso Work Series - HTML5 do Jeito Certo. Onde vimos como criar sitemaps, RSS, Robots. Além disso criamos uma função para enviar o sitemap automaticamente para o Google e para o Bing.

Com as ferramentas na mão, realizamos o Set Up do site, e conectamos todos os serviços. Criando funis de conversão, alertas e outras configurações essenciais para monitorar tudo de perto. Desenvolvimento orientado a conversão lembra?

Bom @AlunoNome, você encontra esse material explicado passo a passo no curso. Mas quero aqui deixar um pequeno guia de como realizar esse Set Up Ok?

Google Webmasters:

Aqui você terá de criar e ativar seu site. O processo é bem simples. Mas para que tudo de certo você tem que ter um sitemap, um robots, e é muito importante que tenha uma função que faça o Ping do sitemap automaticamente.

Afinal, você não vai querer ficar enviando seu sitemap manualmente toda vez que alguma atualização for feita no site. Ou vai?

Google Analytics:

Aqui temos alguns critérios mais avançados. Muita gente configura o GA mas não cria as metas, ou não entende os funis de conversão. O que adianta, mas não te dará pleno controle ou monitoramento eficiente de metas do seu site.

Mas basicamente temos a ativação e configuração da propriedade do site, a implementação do acompanhamento, as configurações de tráfego de entrada, as metas de conversão e os alertas.

Uma ou duas xícaras de café vão ajudar :)

Google Alerts:

Aqui é bem simples. A ideia é criar alertas dos seus produtos, serviços e metas. Mas é importante relacionar essas metas ao seu projeto. Você pode acompanhar os resultados que são criados no Google para o que você está monitorando.

Tudo chega via e-mail para você. E com isso você pode monitorar o nicho, a concorrência, e ficar sabendo sempre que alguém publicar algo sobre o assunto.

Conecte Tudo:

Depois de tudo configurado, é muito importante conectar suas ferramentas SEO com o GA. Tudo pode e deve ser monitorado nele. O processo em outras ferramentas você automatiza e passa a trabalhar somente com o monitoramento.

Porque monitorar? Pense em feedback por tráfego. Se você entender isso não é preciso dizer mais nada, somente que o monitoramento é o único caminho realmente efetivo para o sucesso na internet.

Espero que tenha curtido esse vídeo e o artigo @AlunoNome. E deixa teu comentário abaixo para que possamos discutir mais sobre ferramentas SEO!

Ao seu sucesso! Robson V. Leite.

PS: Se quiser aprender todo o Set Up passo a passo. Esse conteúdo é abortado em detalhes sendo apenas o módulo 9 do curso WS HTML5.

Confere: Curso Work Series - HTML5 do Jeito Certo

Compartilhe:

Em Desenvolvimento Web:

Deixe seu comentário: