Salve salve moquerido, Gustavo Web aqui e vamos mesclar um pouco os que a gente vem vendo nos últimos artigos?
Se você acompanha o nosso blog aqui na up, você já reparou que meus últimos artigos são relacionados a banco de dados e sobre versionamento! E então eu resolvi escrever esse artigo para vocês para que sirva como mais um item no seu checklist quando estiver versionando o seu projeto...
...o Robson já executa isso desde as primeiras versões do WorkControl®, mas eu acredito que acaba passando despercebido por você quando está no hardwork ai!
O nome dessa task que você precisa adicionar ai é: Dump Version.
Ou seja, quando você commitar a última versão do seu projeto antes de dar um nome para ela (v1.0, v.1.0.0...) lembre-se de adicionar também um arquivo somente com o schema (estrutura) do seu banco de dados. Assim, quando você estiver lá na versão X e precisar recuperar uma versão da sua aplicação você terá o banco junto... Sabemos que alteramos o banco de dados o tempo todo, e da versão 1 para a versão 10 deve-se ter inúmeras alterações dentro do seu BD e caso não faça esse procedimento por mais que você tenha todos os arquivos intactos; não ter o banco de dados o original da versão pode ser motivo de muita dor de cabeça.
Eu não sei qual o ambiente que você está usando ai, mas praticamente que qualquer aplicativo de SGDB tem a opção de exportar o banco completo com a opção de "Somente estrutura/Only Scheme".
Exporte um dump scheme do seu banco
O procedimento é bem simples, e você pode fazer até pelo PhpMyAdmin... Só seguir esse passo a passo:
Acesse o seu phpmyadmin, no meu caso como estou em localhost, eu faço o acesso por https://localhost/phpmyadmin mas você pode acessar também diretamente pelo seu cPanel. Logo depois acesse o banco de dados que deseja efetuar o backup:
Logado dentro do banco, acessa o menu Exportar:
E agora que vem a parte de personalização, para gerar o dump você deve fazer algumas parametrizações a mais... Esse dump que você vai gerar, não necessariamente tem que vir com o conteúdo do banco, até porque isso deixaria o arquivo gigante... Você pode então selecionar o método personalizado de exportação e na box que abrir abaixo, desmarca a caixa de dados. Assim, somente a estrutura do seu banco será exportada num arquivo.
Feito isso, clique em Executar no final da página e será gerado um novo arquivo. Ele pode ficar na sua pasta de transferência ou no seu desktop dependendo do navegador e versão do sistema operacional. Localizando esse arquivo, basta copiar ele para a pasta do seu projeto e você pode deixar na raiz ou criar uma pasta com um nome específico para esse fim (tipo _DBSA) e commitar a sua versão.
A UP também funciona assim
Para você ver que aqui dentro da UP a gente usa de fato isso... Dá uma olhada no repositório do WorkControl® :)
Bom galera, hoje eu trouxe essa dica para vocês que é extremamente básica... Mas fica sem executar esse procedimento uma vez, e dependa de recuperar uma versão antiga da sua aplicação web! Tenho certeza, que vai concordar comigo que isso tem que estar no checklist :)
Me diga aqui abaixo o que você achou dessa ideia, se você já versiona seus códigos da aplicação... E não esquece, você também pode solicitar o assunto do meu próximo artigo! Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre algo, só me avisar :)
Deixe seu comentário: