Desenvolvimento Web / Desenvolvimento Mobile

Visão Rápida sobre o Ionic para desenvolvimento de aplicativo mobile

Um estudo superficial sobre a plataforma Ionic alguns pontos relevantes na hora de escolher a melhor plataforma para desenvolver seu app para dispositivos móveis.

Por Gustavo Web

Publicado por Gustavo Web
em 06/06/2017 às 08h00

Lista VIP UpInside

Entre para nossa lista VIP e receba vídeo aulas, artigos e tutoriais exclusivos e com prioridade

  QUERO ENTRAR
Compartilhe:

Salve salve galera, Gustavo Web aqui e bora continuar aquele assunto sobre desenvolvimento de aplicativos mobile!

Já que a galera curtiu o assunto eu tinha pedido feedbacks sobre o assunto e novas possibilidades, nesse artigo eu vou falar um pouco sobre o Ionic.

Alguns alunos informaram que o PhoneGap tem um consumo um pouco mais elevado da memória do dispositivo, mas acredito que não seja um impeditivo pra gente nos dias de hoje. Afinal, atualmente é normal a galera trabalhar com dispositivos mais parrudos.

Assim como o PhoneGap eu dei uma passada beeem superficial no assunto, com o Ionic eu fiz da mesma forma!

Ionic também é Cordova!

Achei estranho também… Mas na real o Ionic, assim como o PhoneGap é uma distribuição do Cordova.

Outros pontos que me chamaram a atenção é que ele possui tags próprias, mas por outro lado tem uma documentação bem bacana!

Documentação:

Embora ainda esteja em inglês, me parece ser uma documentação bastante rica e com exemplos de uso e códigos prontos para download através do GitHub. Além de contar uma um preview dentro do próprio dispositivo ao lado mostrando quais são as funcionalidades daquele termo pesquisado.

Visão Rápida sobre o Ionic para desenvolvimento de aplicativo mobile

Linguagem de Programação:

O Ionic trabalha basicamente com HTML, CSS, JS e algumas tags específicas para marcação do código. Nada muito complexo, e também bem fácil de se assimilar! Uma das tags específicas que ele possui por exemplo:

<ion-app></ion-app>

Essa parte de ter tag própria eu te confesso que não acho muito legal… Embora não passe de um html (ou uma estrutura xml) com abertura e fechamento de tags, eu acho chato esse negócio de ter tags específicas dessa linguagem! Sem contar que ele tem o Angular e o Node.js ainda para montar o ecossistema.

Um ponto fundamental que eu achei muito bacana é a praticidade de aplicar funcionalidades que precisam de recursos do aparelho! Como por exemplo: Câmera, geolocalização, push notification, integração com o calendário do dispositivo… São vários os exemplos e pelo que li da documentação são bem tranquilos de se trabalhar.

Visão Rápida sobre o Ionic para desenvolvimento de aplicativo mobile

A princípio, segue a mesma arquitetura do Cordova (para quem já tem um pouco de experiência vai ficar mais fácil) e basicamente que as configurações são feitas em arquivos .xml.

Até criei uma build de teste aqui na minha máquina e consegui reproduzir dentro do navegador. Vou executar o mesmo procedimento com PhoneGap provavelmente para ver a diferença e o consumo de recurso de cada um dele!

Estou fazendo os estudos e levantando pontos importantes para a criação de uma app para a Up :) assim ficaria mais fácil de conseguir acompanhar a sua Social Network, Fórum…

O assunto ainda é bem recente e estou fazendo esses estudos em paralelo com a gravação do curso de banco de dados MariaDB… Mas provavelmente ainda essa semana eu trago maiores detalhes sobre esse tema.

Compartilhe:

Em Desenvolvimento Web:

Deixe seu comentário: